A fase de grupos do campeonato mineiro de 2025 chegou ao fim. Entre diversas polêmicas, os quatro clubes classificados para as semifinais da competição foram definidos nesta quarta (12/02), com direito a clássico e surpresa nos confrontos. Com Atlético, Cruzeiro, América e Tombense avançando à próxima fase, os encontros prometem ser de grande dificuldade para as equipes, com todas perseguindo o tão sonhado título.
Ouça o Artigo ⭐:
Atlético-MG
Indo em busca de seu pentacampeonato, o Galo se classificou para as semifinais em sua última partida pela fase de grupos, onde venceu o Itabirito por 3 a 0 na Arena MRV. Começando a competição com seu grupo sub-20 – devido a disputa do torneio de pré-temporada FC Séries -, o time ficou próximo de não se classificar à próxima fase, com um total de 4 empates em seus primeiros 4 jogos. Antes de Cuello abrir o placar, o Atlético se via fora do mata-mata, momento em que o Betim estava a frente em uma histórica classificação.

Apesar do início sonolento no campeonato, o time de Cuca conseguiu se reerguer durante as disputas, principalmente com a chegada de reforços que conseguiram preencher as lacunas deixadas pelas saídas. Mas o embalo da boa fase apenas tomou forma após a vitória no último clássico, onde com dois gols de Hulk, o clube alvinegro derrotou o Cruzeiro em pleno Mineirão.
Com o planejamento de incrementar algumas posições, o Galo espera anunciar dois jogadores vindos do Palmeiras. O primeiro deles é o atacante Rony, camisa 10 do verdão e vencedor de duas Libertadores. O jogador chega ao alvinegro após a diretoria vencer uma queda de braço com o Vasco, equipe que também negociava com o atleta paraense.
Outro que chega para realizar exames e assinar com o Atlético é o lateral-esquerdo Caio Paulista. Pouco utilizado por Abel Ferreira, o lateral está envolvido em uma troca por Bruno Fuchs, zagueiro atleticano que perdeu espaço nos últimos jogos. A expectativa da diretoria mineira é de sacramentar o negócio e inscrever os jogadores em uma possível final de campeonato.
Tombense
Adversário do Atlético nas semifinais, o Tombense também conquistou sua vaga no mata-mata na última partida, liderando o grupo A e se sagrando a melhor campanha da competição. O Valente de Tombos segue uma grande jornada de longa data, chegando pela 4º vez à semifinal nos últimos 6 anos. Na atual temporada, o clube conseguiu superar as adversidades de um campeonato mais disputado, planejando seguir com a boa fase na disputa da Série C de 2025.
Em sua partida como mandante, o Gavião-Carcará deverá levar o jogo contra o Galo para o Ipatingão. O Estádio que fica na região do Vale do Aço e que conta com a capacidade de 23 mil torcedores. A expectativa de chegar à final do campeonato é alta, oportunidade que seria um divisor de águas para a equipe de Tombos.
Cruzeiro
Iniciando um novo momento junto do treinador Leonardo Jardim, o Cruzeiro chega às semifinais do campeonato mineiro com algumas desconfianças. A atual condição da equipe não era prevista no início do ano, devido aos altíssimos investimentos realizados no grupo. Porém, entre altos e baixos durante a fase de grupos – acabando com a pior campanha dentre os classificados ao mata-mata -, a Raposa busca se reerguer neste novo momento, aparando as arestas e tentando otimizar as ideias de Jardim com as características dos jogadores.
Diante de uma renovação de ânimos, o contato entre a diretoria e os jogadores se tornou ainda mais estreito. Com o aprofundamento na cobrança de resultados e a apresentação de uma nova forma de se jogar. As conversas se intensificaram após a derrota do clube celeste para o Democrata de Governador Valadares, partida que terminou 2 a 1 para a Pantera.
O clássico da semifinal contra o América traz aos torcedores sentimentos mistos, criando a oportunidade para o time afastar o mau momento e se recolocar como um dos protagonistas na corrida rumo aos títulos.
América
Mesmo com suas oscilações, o América de William Batista teve bom início de temporada, conquistando vitórias importantes e a classificação para as semifinais. A equipe focou seu planejamento para a temporada na utilização de seus jogadores de base, colhendo os frutos de sua escolha já no início do ano.
As chegadas continuam no CT Lanna Drummond, com Mariano, ex-lateral do Atlético-MG, sendo registrado no BID americano. O jovem volante Jhosefer, atleta do Cruzeiro, também chega para ser mais uma opção de William para a montagem do time. O volante tem contrato de empréstimo válido até o fim de 2025.

Porém, o Coelho também recebeu uma péssima notícia nesta semana. Segundo Fred Cascardo, diretor do clube, o meio-campista Alê terá de realizar uma cirurgia para tratar uma lesão no joelho esquerdo.
Com todas essas mudanças, o alviverde chega ao mata-mata do campeonato mineiro buscando se classificar para a tão desejada final.

Estudante de Comunicação Social – Jornalismo, sou um apaixonado pela escrita e leitura desde jovem. Mergulhando neste mundo me encantei pelo futebol, filmes, livros e entretenimento geral sempre buscando estar ligado às novidades do mundo.