Protagonista no cenário futebolístico brasileiro, Minas Gerais é conhecida por suas fortes equipes. Os três grandes de Belo Horizonte são famosos por dificultarem a vida dos demais clubes da elite, conquistando seus títulos e recebendo os pesados olhares de seus rivais. E nesse ano de 2025 nada será diferente. Cruzeiro e Atlético disputam o destaque no super Brasileirão, enquanto o América busca o retorno ao campeonato tão desejado. Mas como os clubes devem se comportar no decorrer da temporada? Venha conosco descobrir as previsões para 2025.
Ouça o Artigo ⭐:
Atlético-MG
Vindo de uma temporada bastante turbulenta, o Galo vem em busca de um recomeço na atual temporada. A equipe saiu derrotada em duas finais no último ano, o que culminou na queda de Gabriel Milito. Dentre as maiores complicações do treinador, a falta de efetividade do ataque e a grande oscilação do clube no final do ano foram os maiores motivadores para o fim de contrato do argentino.

Com isso, a diretoria atleticana foi em busca de um antigo conhecido da equipe. Cuca – sem clube desde a saída do Athletico-PR -, foi o responsável pelo memorável título da Libertadores de 2013, além da arrasadora campanha do Galo em 2021, saindo campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Porém, esse início de temporada foi marcado pelas diversas saídas do time mineiro. Com Paulinho sendo vendido ao Palmeiras por um altíssimo valor (cerca de R$ 115 milhões na cotação atual), Bataglia e Zaracho também se despediram de Belo Horizonte, rumando ao campeonato argentino. Já os atletas Eduardo Vargas, Alan Kardec e Mariano tiveram suas saídas já esperadas desde o último ano.
Um novo ano
Para a atual temporada o Atlético foi ao mercado em busca de reposições para as saídas. E apesar de encontrar certa dificuldade nas negociações – devido aos altos valores praticados atualmente pelo mercado -, trouxe importantes nomes para a equipe. Envolvidos na negociação de Paulinho, Gabriel Menino e Patrick vieram do Palmeiras, dando forma ao meio-campo alvinegro. Também para o meio, Robert trocou o Athletic pelo Atlético, sendo mais um nome para 2025.
Destaque do Coritiba na última temporada, o lateral direito Natanael também chegou a equipe. Para o ataque uma dupla foi contratada. Campeão da Libertadores e do Brasileiro na última temporada pelo Botafogo, Júnior Santos fechou com o Galo. Vindo do Athletico-PR, Cuello foi outro que chegou para fazer parte deste ataque.

Porém, mesmo com as contratações a temporada promete ser de maior dificuldade para o Galo, que não manteve o nível de transferências dos demais clubes do Brasil. Disputando a atual Copa Sul-Americana, além do Brasileiro e da Copa do Brasil, a equipe deve enfrentar maiores oscilações durante o ano. Isso não se deve apenas ao nível das contratações, mas também pela não reposição de diversas peças, deixando o time exposto quanto a possíveis lesões e futuras vendas.
Cruzeiro
O ano de 2024 foi uma verdadeira montanha russa para o torcedor cruzeirense. Com mudança na gestão da SAF – saída de Ronaldo e a compra por Pedrinho BH -, constante troca de treinadores e investimentos milionários, o sentimento final foi misto. Mas o amargor da derrota na final da Copa Sul-Americana foi o motivador de uma série de contratações para a atual temporada. A ideia é disputar todos os campeonatos de maneira forte, buscando conquistar os títulos tão desejados pela torcida. Para isso, grandes mudanças foram promovidas para 2025.
Planejando montar um estrelado elenco, a diretoria decidiu por negociar diversos atletas que não demonstraram alto nível na equipe. Dentre as saídas, nomes como Mateus Vital, Ramiro, Rafael Cabral, Rafa Silva, Wesley Gasolina, Helibelton Palacios e Lucas Oliveira já tinham suas transferências esperadas. As polêmicas ficaram com Barreal e Gabriel Veron. Ambos os jogadores oscilaram na última metade do ano, mas demonstraram nível para seguir na raposa. A saída deixou a torcida surpresa, que reclamou nas redes sociais, sem esperar as contratações que estavam por vir.

O Elenco Estrelado
Tendo foco no aumento de efetividade do ataque e na melhoria da qualidade de jogo, o clube buscou fortalecer seu meio e ataque. Com isso, o meio-campista Eduardo, campeão pelo Botafogo no último ano, se juntou ao elenco azul. Além do atleta, Christian do Athletico-PR e Rodriguinho do América-MG fecharam com a Raposa.
Já para o ataque, o ponta direita Marquinhos, ex-atacante do Fluminense, foi contratado por empréstimo junto ao Arsenal da Inglaterra. Já o lado esquerdo recebeu 2 novos nomes. Ídolo do Crystal Palace, o congolês Yannick Bolasie fechou com o cabuloso até o fim do ano. Junto dele, Dudu, ídolo do Palmeiras também confirmou sua chegada ao clube, após a desistência em 2024.
Porém, a maior contratação da temporada chegou para a posição de referência. Gabigol, ídolo de Santos e Flamengo, anunciou sua ida ao Cruzeiro na virada de ano, pegando muitos torcedores de surpresa. Sua chegada ao clube celeste já se mostrou poderosa, com o centroavante marcando 4 gols em 4 jogos oficiais pela equipe.
Em uma janela de extrema movimentação, Fagner ex-Corinthians e Fabrício Bruno ex-Flamengo reforçam a defesa cruzeirense.
Novo Treinador
Finalizando as transferências na equipe, o Cruzeiro anunciou nesta última terça (04/02) a contratação de Leonardo Jardim para o cargo de treinador. Sua chegada acontece após a demissão de Fernando Diniz, já pressionado desde o último ano. Jardim chega com grande bagagem, trazendo consigo boas novas aos torcedores.
Conhecido por ter comandado o Monaco na temporada 2016/17 – levando o clube às semifinais da Champions League daquele ano -, Leonardo traz um ótimo encaixe para o atual elenco da Raposa. Seu estilo de posse combina com o DNA cruzeirense, além de potencializar os demais jogadores da equipe.
A contratação do treinador, juntamente dos grandes nomes que chegaram à Toca da Raposa, demonstram a grande ambição da equipe para 2025. Assim como o rival, o Cruzeiro disputará a Copa Sul-Americana, juntamente do Brasileirão e da Copa do Brasil, campeonatos que atualmente possuem extrema dificuldade, graças aos grandes investimentos realizados pelos clubes brasileiros. Com o grupo atual, o time celeste possui boas chances de brigar por títulos na temporada, recebendo os holofotes de todo o país.
América-MG
Perseguindo o acesso à Série A do Brasileirão, o Coelho possui planos para se tornar ainda mais competitivo neste 2025. O “Projeto América A +”, lançado ao final de 2024, definiu ideias base para que o clube suba e permaneça na elite do campeonato, não oscilando mais. Apresentada por Marcus Salum, a principal mudança na direção é a presença de um CEO no América, que irá profissionalizar ainda mais o clube.

Com a ideia de conquistar o acesso na atual temporada, o Coelho realizou grandes mudanças na em sua área futebolística. Começando pela troca de treinador – com a demissão de Lisca ao final do ano -, William Batista chegou ao alviverde mineiro após ótima passagem pelas categorias de base do Vasco da Gama. Com ele, uma nova maneira de encarar o jogo chegou ao América, buscando jovens nomes para a disputa da Série B.
Mas, mesmo com boas notícias, o coração do torcedor americano ficou entristecido. Ídolos da equipe, Juninho e Moisés deixaram o time nessa temporada. O volante se transferiu para o Goiás, onde firmou um contrato de duas temporadas. Já o meio-campo decidiu se aposentar dos gramados.
Porém, além dos dois, muitas outras saídas foram promovidas pela diretoria. Atletas como: Brenner, Éder, Jacaré, Felipe Azevedo, Vinícius, Flávio, Daniel Júnior e Matheus Davó, foram liberados para negociarem com outros clubes.
Uma nova Filosofia
Em comparação com o número de saídas, as contratações ficaram em menor número, com a equipe buscando nomes pontuais. Os novos nomes do Coelhão são: Miquéias, Matheus Mendes, Barros, Figueiredo e David Lopes. Um dos motivadores para as poucas transferências é a maior utilização das categorias de base do clube, visando não apenas dar espaço aos jovens, como também possíveis vendas em um futuro.
Com todas essas mudanças, o América deverá encontrar tranquilidade durante a temporada, se amparando na bela campanha deste início de ano, com o clube permanecendo invicto até o momento. Porém, mesmo com um bom começo, existe a necessidade de certas contratações para o decorrer de 2025, fortalecendo o grupo para o difícil campeonato da Série B.

Estudante de Comunicação Social – Jornalismo, sou um apaixonado pela escrita e leitura desde jovem. Mergulhando neste mundo me encantei pelo futebol, filmes, livros e entretenimento geral sempre buscando estar ligado às novidades do mundo.