AtléticoClubesSlider

Previsões para 2025 – O que esperar dos Clubes Mineiros

Protagonista no cenário futebolístico brasileiro, Minas Gerais é conhecida por suas fortes equipes. Os três grandes de Belo Horizonte são famosos por dificultarem a vida dos demais clubes da elite, conquistando seus títulos e recebendo os pesados olhares de seus rivais. E nesse ano de 2025 nada será diferente. Cruzeiro e Atlético disputam o destaque no super Brasileirão, enquanto o América busca o retorno ao campeonato tão desejado. Mas como os clubes devem se comportar no decorrer da temporada? Venha conosco descobrir as previsões para 2025.

Ouça o Artigo ⭐:

Atlético-MG

Vindo de uma temporada bastante turbulenta, o Galo vem em busca de um recomeço na atual temporada. A equipe saiu derrotada em duas finais no último ano, o que culminou na queda de Gabriel Milito. Dentre as maiores complicações do treinador, a falta de efetividade do ataque e a grande oscilação do clube no final do ano foram os maiores motivadores para o fim de contrato do argentino.

A imagem mostra um homem branco (Gabriel Milito), com uma blusa na cor cinza escuro. As mangas de sua camisa possuem um tom mais claro de cinza.
Treinador Gabriel Milito (Pedro Souza – Atlético)

Com isso, a diretoria atleticana foi em busca de um antigo conhecido da equipe. Cuca – sem clube desde a saída do Athletico-PR -, foi o responsável pelo memorável título da Libertadores de 2013, além da arrasadora campanha do Galo em 2021, saindo campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Porém, esse início de temporada foi marcado pelas diversas saídas do time mineiro. Com Paulinho sendo vendido ao Palmeiras por um altíssimo valor (cerca de R$ 115 milhões na cotação atual), Bataglia e Zaracho também se despediram de Belo Horizonte, rumando ao campeonato argentino. Já os atletas Eduardo Vargas, Alan Kardec e Mariano tiveram suas saídas já esperadas desde o último ano.

Um novo ano

Para a atual temporada o Atlético foi ao mercado em busca de reposições para as saídas. E apesar de encontrar certa dificuldade nas negociações – devido aos altos valores praticados atualmente pelo mercado -, trouxe importantes nomes para a equipe. Envolvidos na negociação de Paulinho, Gabriel Menino e Patrick vieram do Palmeiras, dando forma ao meio-campo alvinegro. Também para o meio, Robert trocou o Athletic pelo Atlético, sendo mais um nome para 2025.

Destaque do Coritiba na última temporada, o lateral direito Natanael também chegou a equipe. Para o ataque uma dupla foi contratada. Campeão da Libertadores e do Brasileiro na última temporada pelo Botafogo, Júnior Santos fechou com o Galo. Vindo do Athletico-PR, Cuello foi outro que chegou para fazer parte deste ataque.

Na foto, vemos um homem branco, o técnico Cuca, com blusa preta e detalhes em amarelo. Cuca é o treinador do Atlético para 2025
Cuca em treinamento do Atlético-MG (Pedro Souza – Atlético)

Porém, mesmo com as contratações a temporada promete ser de maior dificuldade para o Galo, que não manteve o nível de transferências dos demais clubes do Brasil. Disputando a atual Copa Sul-Americana, além do Brasileiro e da Copa do Brasil, a equipe deve enfrentar maiores oscilações durante o ano. Isso não se deve apenas ao nível das contratações, mas também pela não reposição de diversas peças, deixando o time exposto quanto a possíveis lesões e futuras vendas.

Cruzeiro

O ano de 2024 foi uma verdadeira montanha russa para o torcedor cruzeirense. Com mudança na gestão da SAF – saída de Ronaldo e a compra por Pedrinho BH -, constante troca de treinadores e investimentos milionários, o sentimento final foi misto. Mas o amargor da derrota na final da Copa Sul-Americana foi o motivador de uma série de contratações para a atual temporada. A ideia é disputar todos os campeonatos de maneira forte, buscando conquistar os títulos tão desejados pela torcida. Para isso, grandes mudanças foram promovidas para 2025.

Planejando montar um estrelado elenco, a diretoria decidiu por negociar diversos atletas que não demonstraram alto nível na equipe. Dentre as saídas, nomes como Mateus Vital, Ramiro, Rafael Cabral, Rafa Silva, Wesley Gasolina, Helibelton Palacios e Lucas Oliveira já tinham suas transferências esperadas. As polêmicas ficaram com Barreal e Gabriel Veron. Ambos os jogadores oscilaram na última metade do ano, mas demonstraram nível para seguir na raposa. A saída deixou a torcida surpresa, que reclamou nas redes sociais, sem esperar as contratações que estavam por vir.

O Elenco Estrelado

Tendo foco no aumento de efetividade do ataque e na melhoria da qualidade de jogo, o clube buscou fortalecer seu meio e ataque. Com isso, o meio-campista Eduardo, campeão pelo Botafogo no último ano, se juntou ao elenco azul. Além do atleta, Christian do Athletico-PR e Rodriguinho do América-MG fecharam com a Raposa.
Já para o ataque, o ponta direita Marquinhos, ex-atacante do Fluminense, foi contratado por empréstimo junto ao Arsenal da Inglaterra. Já o lado esquerdo recebeu 2 novos nomes. Ídolo do Crystal Palace, o congolês Yannick Bolasie fechou com o cabuloso até o fim do ano. Junto dele, Dudu, ídolo do Palmeiras também confirmou sua chegada ao clube, após a desistência em 2024.

Porém, a maior contratação da temporada chegou para a posição de referência. Gabigol, ídolo de Santos e Flamengo, anunciou sua ida ao Cruzeiro na virada de ano, pegando muitos torcedores de surpresa. Sua chegada ao clube celeste já se mostrou poderosa, com o centroavante marcando 4 gols em 4 jogos oficiais pela equipe.

Em uma janela de extrema movimentação, Fagner ex-Corinthians e Fabrício Bruno ex-Flamengo reforçam a defesa cruzeirense.

Novo Treinador

Finalizando as transferências na equipe, o Cruzeiro anunciou nesta última terça (04/02) a contratação de Leonardo Jardim para o cargo de treinador. Sua chegada acontece após a demissão de Fernando Diniz, já pressionado desde o último ano. Jardim chega com grande bagagem, trazendo consigo boas novas aos torcedores.

Conhecido por ter comandado o Monaco na temporada 2016/17 – levando o clube às semifinais da Champions League daquele ano -, Leonardo traz um ótimo encaixe para o atual elenco da Raposa. Seu estilo de posse combina com o DNA cruzeirense, além de potencializar os demais jogadores da equipe. 

A contratação do treinador, juntamente dos grandes nomes que chegaram à Toca da Raposa, demonstram a grande ambição da equipe para 2025. Assim como o rival, o Cruzeiro disputará a Copa Sul-Americana, juntamente do Brasileirão e da Copa do Brasil, campeonatos que atualmente possuem extrema dificuldade, graças aos grandes investimentos realizados pelos clubes brasileiros. Com o grupo atual, o time celeste possui boas chances de brigar por títulos na temporada, recebendo os holofotes de todo o país. 

América-MG

Perseguindo o acesso à Série A do Brasileirão, o Coelho possui planos para se tornar ainda mais competitivo neste 2025. O “Projeto América A +”, lançado ao final de 2024, definiu ideias base para que o clube suba e permaneça na elite do campeonato, não oscilando mais. Apresentada por Marcus Salum, a principal mudança na direção é a presença de um CEO no América, que irá profissionalizar ainda mais o clube.

Na foto vemos um homem branco (William Batista), com uma blusa preta com detalhes verdes e uma calça preta. William é o treinador do América em 2025.
William Batista a frente do América (Mourão Panda/América)

Com a ideia de conquistar o acesso na atual temporada, o Coelho realizou grandes mudanças na em sua área futebolística. Começando pela troca de treinador – com a demissão de Lisca ao final do ano -, William Batista chegou ao alviverde mineiro após ótima passagem pelas categorias de base do Vasco da Gama. Com ele, uma nova maneira de encarar o jogo chegou ao América, buscando jovens nomes para a disputa da Série B.

Mas, mesmo com boas notícias, o coração do torcedor americano ficou entristecido. Ídolos da equipe, Juninho e Moisés deixaram o time nessa temporada. O volante se transferiu para o Goiás, onde firmou um contrato de duas temporadas. Já o meio-campo decidiu se aposentar dos gramados. 

Porém, além dos dois, muitas outras saídas foram promovidas pela diretoria. Atletas como: Brenner, Éder, Jacaré, Felipe Azevedo, Vinícius, Flávio, Daniel Júnior e Matheus Davó, foram liberados para negociarem com outros clubes.

Uma nova Filosofia

Em comparação com o número de saídas, as contratações ficaram em menor número, com a equipe buscando nomes pontuais. Os novos nomes do Coelhão são: Miquéias, Matheus Mendes, Barros, Figueiredo e David Lopes. Um dos motivadores para as poucas transferências é a maior utilização das categorias de base do clube, visando não apenas dar espaço aos jovens, como também possíveis vendas em um futuro.

Com todas essas mudanças, o América deverá encontrar tranquilidade durante a temporada, se amparando na bela campanha deste início de ano, com o clube permanecendo invicto até o momento. Porém, mesmo com um bom começo, existe a necessidade de certas contratações para o decorrer de 2025, fortalecendo o grupo para o difícil campeonato da Série B.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *