Antônio Oliveira recentemente assumiu o comando do Corinthians em meio a uma fase desafiadora para o clube. Ele chegou para substituir Mano Menezes, demitido após uma série de resultados negativos no Campeonato Paulista. Oliveira trouxe consigo uma comissão técnica composta por quatro profissionais que trabalharam com ele no Cuiabá: Bruno Lazaroni, Bernardo Franco, Diego Favarin e Felipe Zilio. Estes profissionais desempenham funções específicas, desde a análise de desempenho coletivo e individual até a elaboração de estratégias de jogo e situações de bola parada.
Ouça o Artigo ⭐:
O começo e História de Antônio Oliveira
Desde sua chegada, Oliveira já começou a implementar suas ideias táticas no Corinthians, buscando ajustar principalmente o setor defensivo. Ele estabeleceu uma nova linha de defesa titular e, até o momento, conseguiu estabilizar um pouco a equipe, que vinha sofrendo com a inconsistência.
Primeiramente, Antônio Oliveira nasceu em 1982, na cidade de Lisboa. Iniciou sua carreira como jogador de futebol pelo Benfica B na temporada 2001-02, na Segunda Divisão Portuguesa. Em julho de 2004, após um período de um ano no Braga B, assinou com o Santa Clara. Depois de ser pouco utilizado, atuou posteriormente no Casa Pia, no Oriental e no G.D. Fabril, aposentando-se neste último em 2011, com apenas 29 anos.
Carreira como treinador
Assim, aos 23 anos, iniciou o curso de Educação Física em Lisboa. Realizou um estágio no sub-17 do Benfica e começou como auxiliar do pai no Tractor Club, do Irã, onde foram campeões da Taça Iraniana em 2014.
Antônio Oliveira também passou por alguns clubes da Eslovênia e do Kuwait antes de chegar ao Brasil.
No Rudar, da Eslovênia, onde ficou seis meses, Antônio era auxiliar técnico, e Toni, o treinador. No Kazma, do Kuwait, em 2017, foi auxiliar técnico do pai. Os dois foram campeões da Taça Federação do Kuwait em 2018.
Em 2020, foi apresentado no Santos como auxiliar-técnico de Jesualdo Ferreira. A dupla ficou no Santos de janeiro a agosto, mas, com a demissão de Jesualdo, Antônio Oliveira optou por também sair.
Em 2021, entretanto, chegou ao Athletico Paranaense após convite do gerente executivo William Thomas, que tinha trabalhado com ele no Santos. Oliveira entregou o cargo após ser eliminado na semifinal do Campeonato Paranaense, em setembro de 2021. Pelo Furacão, o comandante teve 21 vitórias, sete empates e 12 derrotas em 40 jogos, com 58% de aproveitamento.
Cuiabá
Em 2 de junho de 2022, foi contratado para comandar o Cuiabá no Campeonato Brasileiro. Liderou o Dourado em 29 partidas na Série A, com oito vitórias, doze derrotas e nove empates, deixando o Cuiabá ao término do contrato.
Coritiba
Ele assumiu o comando do Coritiba em 13 de dezembro de 2022 e descobriu até 18 de abril de 2023, quando o clube o demitiu após a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Ele jogou o time em 17 partidas , com sete vitórias, sete empates e três derrotas.
Retorno ao Cuiabá
Em 13 de maio de 2023, acertou seu retorno ao Cuiabá para comandar o clube no Campeonato Brasileiro. Foi eleito o melhor técnico do Brasileirão no mês de julho, após votação feita pela CBF entre jornalistas e influenciadores. Em 9 de fevereiro de 2024, o Cuiabá anunciou que o treinador deixou o clube.
Corinthians
O Corinthians anunciou sua contratação em 9 de fevereiro de 2024, com vínculo até o final da temporada. No dia seguinte (10), ele se apresentou oficialmente no CT Joaquim Grava. A estreia de Antônio Oliveira no comando do Corinthians foi contra a Portuguesa, na Neo Química Arena. A equipe alvinegra venceu a Lusa pelo placar de 2×0.
Um novo técnico, novas ideias, uma nova formação e uma vitória após cinco derrotas seguidas. No futebol, o tempo oscila muito e não consegue manter uma sequência de resultados positivos , complicando ainda mais a situação.
Vida pessoal
Antônio Oliveira é filho do ex-jogador António José Conceição Oliveira, também conhecido como Toni. Toni era meio-campista e atuou por 13 temporadas no Benfica, sendo um dos ídolos do clube.
Oliveira, segundo pessoas próximas a ele, é uma pessoa dedicada, focada e analítica. Sua paixão pelo futebol é evidente não apenas em sua carreira, mas também na maneira como aborda a vida em geral. Não só valoriza a disciplina, mas também o trabalho duro e a contínua busca por conhecimento e melhoria.
Oliveira complementou sua formação prática no futebol com estudos que o ajudaram a desenvolver uma compreensão profunda do jogo. Ele investiu tempo em cursos de treinadores e em educação contínua para melhorar suas habilidades táticas e de liderança.
O Atual momento do Corinthians
Antônio Oliveira faz um início de trabalho com incertezas, mas com bastante ideias de jogo (Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão)
O Corinthians vive um momento de incertezas , tanto no futebol quanto nos bastidores. A diretoria passou por trocas este ano , e os torcedores descobertos várias coisas que antes desconheciam. O momento financeiro do Corinthians é delicado, apesar de o atual presidente ter anunciado alguns bons patrocínios, o clube paulista ainda tem dívidas milionárias.
No futebol, a situação também é complicada, com o time oscilando muito e não conseguindo manter uma sequência de resultados positivos. No entanto, a torcida do Corinthians é conhecida por sempre apoiar o time, o que pode ser um diferencial para alcançar melhores resultados.
Neste artigo, podemos conhecer um pouco mais da história do português Antônio Oliveira. Um técnico apaixonado por futebol, com uma personalidade forte, que, apesar de todas as dificuldades, está tentando construir uma conexão com o time e com a torcida corinthiana.
“Sou um estudante de jornalismo motivado. Se estiver em uma mesa de bar, com um suco (sim, porque não tomo cerveja), pode apostar que vou entregar os melhores papos, principalmente sobre futebol. Tenho interesse em desbravar tudo que ronda o esporte mais amado do país e uma boa história.
Nos tempos livres (que são poucos), prefiro me entreter no mundo digital, com jogos, filmes e séries. Natural de São Paulo, tenho o sonho cobrir um dos maiores campeonatos esportivos do mundo: a Copa do Mundo. Todos os dias, me esforçando para realizar esse grande sonho.”