NacionalSérie A

Os maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro é um das competições mais difíceis, emocionantes e disputadas no mundo. Com mais de cinco times na luta pelo título, nosso campeonato se diferencia do restante do mundo por grandes jogos e também porque dificilmente um único clube consegue se manter campeão nacional por vários anos seguidos. E o destaque fica com os artilheiros.

Ouça o Artigo ⭐:

O jogador que consegue ser artilheiro do “Brasileirão”, com certeza se torna ídolo em seu clube. Hoje, vamos conhecer os maiores artilheiros da competição: os jogadores que fizeram história no campeonato pela quantidade de gols.

Primeiramente, começamos com o considerado o maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite foi o principal jogador na primeira conquista nacional do clube carioca em 1974. Com 16 gols, ele foi o artilheiro da competição. Dono de 190 gols, Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do campeonato.

roberto dinamite ergue os dois bracos para cima em comemoracao ao gol pelo vasco
Roberto Dinamite, o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (Foto: Vasco da Gama)

Revelado pelo América-MG, Fred estreou no Brasileirão pelo Cruzeiro em 2004. Em 2009, pelo Fluminense, se tornou ídolo com dois títulos do torneio, em 2010 e 2012. Além disso, foi artilheiro em 2012 e 2014 pelo Fluminense, e também foi artilheiro em 2016, pelo AtléticoMG.

Romário iniciou sua carreira no Vasco da Gama e passou também por Flamengo e Fluminense. Campeão da Copa João Avelange (Campeonato Brasileiro de 2000), Romário tem 251 jogos por esses grandes clubes cariocas. Foi no Brasileirão também onde ele anotou seu milésimo gol da carreira.

Revelado também pelo Vasco da Gama, em 1997, Edmundo foi o artilheiro da competição com absurdos 29 gols na campanha vitoriosa do cruz-maltino em 1997. Assim, Edmundo também foi bicampeão nacional com o Palmeiras.

Zico, conquistou quatro edições do Campeonato Brasileiro: 1980, 1982, 1983 e 1987. Nas duas primeiras foi o artilheiro da competição com 21 gols marcados em cada edição. Portanto, o maior ídolo do Flamengo somou 249 partidas no torneio.

Dessa forma, não podemos esquecer os maiores artilheiro do Campeonato Brasileiro em uma única edição, começando com Washington “coração valente”. Em 2004, jogando pelo Atlético Paranaense, o jogador anotou 34 gols em 38 partidas.

Dimba, em 2003, jogando pelo Goiás, anotou 31 gols em 41 partidas, se tornando o segundo maior artilheiro em uma única edição.

Além disso, temos Renaldo, também em 2003, jogando pelo Paraná Clube, fez 30 gols em 42 partidas no Brasileirão daquele ano, ano em que a disputa pela artilharia foi acirrada até o final do torneio.

Edmundo, o animal, além de estar no top 5 dos maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro, também faz parte desse ranking. Jogando pelo Vasco, em 1997, ele marcou 29 gols em 28 jogos.

Por fim, Luis Fabiano, o fabuloso, um dos maiores ídolos da história do São Paulo Futebol Clube, em 2003, marcou 29 gols em 35 jogos.

Por fim, além dos grandes brasileiros artilheiros do torneio, separamos também uma lista com os gringos que fizeram história em terras brasileiras, são eles:

  • Petkovic – Sérvia – 83 gols
  • Paolo Guerrero – Peru – 56 gols
  • Arrascaeta – Uruguai – 51 gols
  • Aristizabal – Colombia – 48 gols
  • German Cano – Argentina – 47 gols (Jogador em atividade pelo Fluminense)

Você, fã do esporte, já sabia quem era os maiores artilheiros da história do nosso futebol? São muitos craques, né? Fique conectado com a gente, que assim como esse conteúdo, iremos trazer muito mais para você.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo