Romário no Barcelona foi uma mistura de magia, gols espetaculares e um estilo de vida que desafiava as convenções. Sua capacidade de decidir jogos, aliado ao seu carisma e irreverência, fez dele um dos jogadores mais queridos e controversos da história do clube catalão. No vídeo, mergulhamos nessa jornada, destacando seus momentos de glória, os gols inesquecíveis e, claro, as peripécias que só Romário poderia protagonizar. A “saidinha” do Carnaval é apenas uma das muitas histórias que mostram como ele viveu intensamente dentro e fora dos gramados, sempre com aquele jeitinho carioca que conquistou o mundo.
Ouça o Artigo ⭐:
No entanto, o jogador também protagonizou episódios mirabolantes da sua carreira. Vamos contar sobre a “saidinha” do Carnaval do atleta, que se tornou uma das histórias que mostram como ele viveu intensamente dentro e fora dos gramados.
Os casos polêmicos de Romário e Neymar
“Você já ouviu falar da escapadinha do jogador Romário para curtir o carnaval do Rio de Janeiro, quando ele era jogador do Barcelona? Eu sou o Pedro e vou te falar essa famosa lenda do futebol. E responder, o Romário conseguiu de fato fazer essa façanha? Vem aqui que eu vou te contar.
Bom, primeiro é importante falar que o carnaval é uma festa gigantesca e que é amada por muitos brasileiros. E, de certa forma, ela é muito animada, chama muitas pessoas de outros países também. E claro que todo ano, basicamente, vários jogadores do futebol acabam indo curtir a folia, né? Mas alguns casos acabam sendo um pouquinho polêmicos, né?
Um dos casos mais recentes foi em 2019, quando o Neymar, que na época era jogador do PSG, estava lesionado e mesmo assim ele veio pra cá pra curtir o carnaval. E saiu vários vídeos dele dançando e tudo mais, e isso acabou pegando muito mal, principalmente com os torcedores do PSG. A Europa em si estava pegando fogo, tem a questão da Champions que estava muito forte naquela época.
O personagem icônico do Romário
Muitas pessoas criticaram e vários programas esportivos acabaram falando sobre esse assunto, criticando o Neymar e tudo mais. Só que assim, jogadores gostam de farrear, alguns são mais tranquilos, mas tem muitos jogadores que preferem ter esse estilo de vida.
E um dos maiores exemplos é o próprio Romário, né? Então, se você chegar no seu pai, no seu avô, enfim, vai falar que o Romário era aquele jogador que não gostava de treinar, chegava de ressaca no treino, chegava atrasado no treino. Só que uma coisa era fato: o cara jogava muita bola.
A gente sabe porque, primeiro, tem o grande título em 94 pela Seleção Brasileira. Trouxe uma Copa do Mundo para o Brasil, jogando demais. Então, assim, é muito importante estar ressaltando isso. E todo mundo acaba comentando do Romário, mesmo que ele seja uma figura muito polêmica, até hoje ele é muito polêmico, ele acabou trazendo muitos resultados, muitas boas atuações pelo Vasco, pelo Flamengo e pelo Barcelona.
Chegada ao Barcelona
E claro, o que é muito importante a gente, antes de falar um pouquinho sobre essa história da escapadinha de carnaval do Romário, é muito importante estar trazendo esse contexto, porque o Romário chegou como uma das maiores contratações do Barcelona em 1993. E ele sempre foi esse estilo meio bad boy, assim, de não querer muito treinar e tudo mais, não pegar muito firme.
Só que na época quem era o treinador do Barcelona era o Johan Cruyff, a lenda holandesa, que assim, primeiro é um revolucionário para a história do futebol, conseguiu fazer um excelente time, que foi a Holanda de 74 como capitão, e também, de certa forma, ajudou a revolucionar o Barcelona também. Mas, enfim, sobre o Cruyff a gente pode falar em um outro episódio por aqui.
E assim, o Romário de fato chegou muito bem no Barcelona, mas o Cruyff sempre ficou pegando no pé dele, porque o fato dele ser bad boy, de não querer treinar e tudo mais, então o Cruyff até falava de multas que ele ia ficar aplicando toda vez que o Romário se atrasava. E, assim, de certa forma, mesmo com tudo isso, o Romário acabou se dando muito bem ali dentro do Barcelona nas primeiras temporadas.
“Saídinha do Carnaval” (Versão Johan Cruyff)
E, assim, vamos falar um pouquinho, finalmente, sobre essa lenda de Carnaval. Como tudo começou? Bom, essa lenda de Carnaval ainda tem um papel muito forte, porque ainda teve a confirmação do próprio Romário e do treinador Johan Cruyff.
Só que tem umas pequenas diferenças com questão de versões de cada um. E eu vou apresentar essas duas para você. É quase a mesma, só que tem umas pequenas diferenças, que faz com que a gente pense se de fato Romário conseguiu ou não fazer essa façanha.
Vamos começar primeiro com o Cruyff. Ele fez uma entrevista para o jornal francês L’ Equipe em 2012. A história começou assim: o Romário pediu permissão para ser liberado do Barcelona para poder curtir o Carnaval do Rio de Janeiro, ele mesmo pediu. O treinador confirmou isso, mas que tinha que ter uma condição para que ele fosse liberado, que fosse fazer dois gols no próximo jogo do Barcelona. E assim, além de ser liberado, alguns outros jogadores também seriam liberados, porque era, aparentemente, era um período meio que de algumas folgas, só que ele daria para o Romário dois dias a mais de descanso do que com o resto da equipe.
Dois gols e a ida ao Brasil
Então ele tinha que fazer isso, ir para o jogo, fazer dois gols, e aí ele era liberado. Segundo a história do Cruyff, foi dito e feito, Romário fez dois gols e pediu substituição aos 20 minutos do primeiro tempo. O Cruyff chegou a perguntar para o Romário: “pô, você está querendo substituir no primeiro tempo, está tudo bem?” Ele fez o segundo gol e acabou pedindo substituição. E ele chegou a falar pro Cruyff que ele precisava sair do jogo porque o voo dele iria sair em poucas horas. Ou seja, ele já sabia que ele ia conseguir fazer dois gols e ele ia sair do jogo pra poder ir pro aeroporto e vir pro Brasil pra curtir o carnaval.
Essa história é muito engraçada de certa forma, mas também enaltece muito a figura do Romário. Como esse cara meio que baladeiro, mas ao mesmo tempo competente em fazer aquilo que ele fazia. Fazer gols era bizarro, era um gênio na frente do gol. Uma história que talvez você já tenha ouvido, ou se você não viu, é essa história da lenda da escapadinha do Romário, e só transformou ele no que ele é hoje.
Para saber a versão do brasileiro e continuar sabendo sobre esta história, clique aqui ou dê play em “A saidinha de Carnaval de Romário”
“Sou um estudante de jornalismo motivado. Se estiver em uma mesa de bar, com um suco (sim, porque não tomo cerveja), pode apostar que vou entregar os melhores papos, principalmente sobre futebol. Tenho interesse em desbravar tudo que ronda o esporte mais amado do país e uma boa história.
Nos tempos livres (que são poucos), prefiro me entreter no mundo digital, com jogos, filmes e séries. Natural de São Paulo, tenho o sonho cobrir um dos maiores campeonatos esportivos do mundo: a Copa do Mundo. Todos os dias, me esforçando para realizar esse grande sonho.”