Não é novidade pra ninguém que o São Paulo é um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Um clube com uma história rica, cheia de tradição, cheia de glórias, cheia de vitórias e cheia de títulos. Tricampeão do mundo, tricampeão da Libertadores, hexacampeão brasileiro. Mas e se eu falar para vocês que faltava um título muito importante na história do Tricolor Paulista? Ah, mas tem aquela história, né?
Ouça o Artigo ⭐:
Antigamente, isso é real. Quem disputava a Copa Libertadores da América não disputava a Copa do Brasil. E o São Paulo… Algum tempo atrás só disputava a Copa Libertadores. E como estava disputando a competição internacional, deixava a Copa do Brasil de lado, né? Acabava que não entrava na competição. Mas o São Paulo já disputou algumas Copas do Brasil, viu? E não conquistou o título.
O início da caminhada do São Paulo ao título
Mas em 2023 a história foi diferente. A história foi linda. A história foi escrita de uma forma, cara, que não poderia ser mais vitoriosa. Eliminando os dois maiores rivais da história do Tricolor e na final vencendo simplesmente o Flamengo, que tinha um timaço também. A trajetória do São Paulo na Copa do Brasil de 2023 começa num jogo complicado contra o Ituano pela terceira fase da competição. Assim, o empate por 0x0 no Morumbi deixou muita gente com uma pulga atrás da orelha. Será que esse time do São Paulo tem potencial para disputar o título?
Para chegar nas fases finais, deixou aquele pulguinha atrás da orelha e que, nossa, o time do São Paulo não estava rendendo o que se esperava de uma equipe do tamanho do Tricolor. Então por isso deixou muita gente em dúvida. Mas no segundo jogo contra o Ituano, no jogo de volta, o São Paulo venceu a equipe de Itu por 1×0 fora de casa, num jogo muito difícil, muito disputado, mas o São Paulo garantiu a classificação para as oitavas de final.
Oitavas de Final contra o Sport
Nas oitavas de final, a equipe enfrentou o Sport, uma equipe muito forte no Nordeste. A gente sabe que a equipe do Sport é uma equipe de muita tradição em território nordestino. E lá em Recife, o São Paulo fez 2×0 no Sport. Ah, tudo lindo, né? O São Paulo venceu fora de casa por 2×0 no jogo de ida da Copa do Brasil. Tá com o passaporte carimbado para as quartas de final. Não, tá tranquilo, vamos pro Morumbi, né? O próximo jogo é o jogo da volta, melhor dizendo, é no Morumbi. Então vai ficar tranquilo, a gente já decidiu que nada.
O Sport venceu o São Paulo no Morumbi por 3×1. Muita gente naquele jogo, né? Eu mesmo assisti aquela partida, vi que o São Paulo tava meio de corpo mole, achando que a classificação já tava garantida e jogou tudo pro ar. E o Sport nessa busca de se classificar… Venceu o São Paulo, fez 3×1 no São Paulo. Por isso, o jogo foi para os pênaltis. Aí a partida que estava sem emoção nenhuma, antes do jogo, o São Paulo já está classificado, não vai ter emoção nenhuma. Ganhou um contexto totalmente diferente daquele que a gente imaginou. Foi para os pênaltis, foi emocionante. E o São Paulo, com sorte, mas o Tricolor Paulista se classificou em cima do Sport.
Quartas de Final contra o Palmeiras
E foi disputado as quartas de final da Copa do Brasil. Nas quartas de final, adivinha? São Paulo contra o Palmeiras. Que clássico! Que jogo disputado! Foram dois jogos muito emocionantes, de muita garra, polêmicos também, né? Teve muita polêmica. Ah, o gol foi legal do São Paulo, não foi? O clássico… É sempre muito badalado, tem muita polêmica quando São Paulo e Palmeiras se enfrentam. Primeiramente, no início do jogo, no Morumbi, o São Paulo venceu por 1×0 com gol de Rafinha, aos 82 minutos do segundo tempo. Na volta, no Allianz Parque… Que jogaço, que jogo bom de se acompanhar, né?
São Paulo e Palmeiras são muito bons de assistir quando os dois estão jogando, porque são dois times muito fortes, muito tradicionais em território brasileiro. Nossas duas equipes gigantes que são muito boas ver São Paulo e Palmeiras. O São Paulo venceu por 2×1 a equipe Alviverde no Allianz, né? Um jogo muito polêmico. Piquéres. Abriu o placar, Caio Paulista, que hoje joga no Palmeiras e empatou para o São Paulo. E David fez o 2×1 no finalzinho, garantindo ao São Paulo na semifinal da Copa do Brasil. Que jogo, meus amigos. É uma semifinal, hein?
Semifinal contra o Corinthians
Sim, foi contra o Corinthians. Acredito que a maioria dos torcedores do São Paulo se perguntou qual o time que menos gosta, o time mais odiado, vamos dizer assim, vamos responder ao Corinthians. O primeiro jogo foi 2×1. 2×1 para o Corinthians na Neoquímica Arena. Com dois gols do Renato Augusto, aquela loucura que foi o primeiro jogo na Neoquímica Arena, com aquela polêmica do Luciano chutar a bandeirinha de escanteio que tinha o símbolo do Corinthians. Todos os ingredientes que formam o clássico. Naquele jogo teve de tudo.
Assim, o São Paulo começou vencendo. Não, desculpe. O Corinthians começou vencendo. Depois o São Paulo empatou e o Corinthians fez um gol quase na final do jogo. E ficou 2×1 para a equipe do Corinthians. Na volta, cara, o Morumbi estava numa atmosfera que eu, de verdade, nunca vi o Morumbi, eu particularmente, dizendo nunca vi o Morumbi naquela atmosfera. Dessa forma, foi uma festa linda, uma festa digna de semifinal, digna de um dos maiores clássicos do Brasil.
Semifinal contra o Corinthians
A torcida do São Paulo sempre sensacional, mas naquele dia estava muito diferente. E o São Paulo, com a força da torcida, pressionou o Corinthians do início ao fim. Não deixou a equipe alvinegra jogar naquele dia. O Wellington Rato abriu o placar aos 13 minutos do primeiro tempo. Com aquele chute, né? Só aquele chute. Aquele corte para a esquerda do Wellington Rato que acabou com a zaga do Corinthians, que acabou com o tempo corintiano naquele dia. O Wellington Rato cortou para a esquerda, meteu um balaço. Quem se lembra?
Com certeza, todo mundo lembra, né? Com certeza, porque foi um golaço marcante na história desse clássico. O Wellington Rato fez um golaço. Cara, que golaço, foi sensacional. E aí abriu o placar por 1×0. Lucas, naquela jogada maluca, naquela corrida do Lucas, fez 2×0 para a equipe do São Paulo. E controlou a partida praticamente, porque o Corinthians no segundo tempo tentou, teve algumas chances, mas nenhuma clara de gol. O Corinthians naquele dia não conseguiu jogar, a equipe do São Paulo sufocou o Corinthians do início ao fim e conseguiu a grande classificação para a finalíssima da Copa do Brasil.
Final contra o Flamengo
No primeiro jogo da final, no Maracanã, o São Paulo venceu o Flamengo por 1×0, num jogo também muito bom. O São Paulo… Tava jogando muita bola: Caleri, Luciano, Rafinha, Wellington Rato, o Lucas, principalmente o Lucas, que pra mim era o jogador principal da equipe nessa Copa do Brasil. Abriu o placar com o Caleri. Aos 45 do primeiro tempo, já quase nos acréscimos, fez 1×0 para a equipe do São Paulo contra o Flamengo e assim terminou o jogo.
E na finalíssima no Morumbi, o São Paulo meio que administrou a partida, né? O Bruno Henrique até abriu o placar para o Flamengo e a equipe do Flamengo até sonhou com o título da Copa do Brasil, mas Rodrigo Nestor marcou um golaço pela equipe do Tricolor, empatando o jogo por 1x
1 e no agregado ficou 2×1 para a equipe de São Paulo e a equipe do Tricolor Paulista, a torcida Tricolor, comemorou pela primeira vez em sua história o título da Copa do Brasil, um título que vai ficar marcado por condições adversárias pela luta desse elenco, tanto que esse elenco foi guerreiro, tanto que eles foram resilientes.
O futuro do São Paulo
A equipe do São Paulo teve muita paciência em jogos muito difíceis, né? Contra o Corinthians, por exemplo, na Neoquímica Arena, perdeu o primeiro jogo, mas no segundo entrou numa atmosfera totalmente diferente, contra o Sport nos pênaltis, contra o Ituano na primeira fase da Copa do Brasil, que empatou o primeiro jogo no Morumbi, depois decidiu o Itu, mas teve aquela persistência, teve aquela paciência, porque sabia do tamanho da equipe de São Paulo, que o São Paulo é, e do poder do elenco, que era um elenco muito forte, muito bom, com o Caleri, com o Lucas, com o Luciano, Rafinha, era uma equipe muito boa, a equipe de São Paulo, que jogava por música, e tinha um treinador muito importante, um treinador que foi muito importante nessa competição, que é o Dorival Júnior.
Dorival Júnior já tinha feito isso no Flamengo, mas aquele ano no São Paulo… arrumou a equipe, especificações a equipe e o Tricolor Paulista se consagrou campeão da Copa do Brasil no ano de 2023. Então é isso pessoal, espero que vocês gostem desse nosso conteúdo. Foi um título muito importante que vai ficar marcado para sempre na história do Tricolor Paulista. Era o único título que faltava na galeria de troféus da equipe do Tricolor. E até hoje é muito comemorado, né? Até hoje é lembrado, até hoje tem piadinhas como aquela que pena que o Elton Rato cortou pela esquerda, torcedor corintiano fica bolado com isso, mas é isso, são coisas do futebol e a gente vai ficar por aqui, muito obrigado a todos os ouvintes do Futebol MG e até mais, viu? Um abraço!”
“Sou um estudante de jornalismo motivado. Se estiver em uma mesa de bar, com um suco (sim, porque não tomo cerveja), pode apostar que vou entregar os melhores papos, principalmente sobre futebol. Tenho interesse em desbravar tudo que ronda o esporte mais amado do país e uma boa história.
Nos tempos livres (que são poucos), prefiro me entreter no mundo digital, com jogos, filmes e séries. Natural de São Paulo, tenho o sonho cobrir um dos maiores campeonatos esportivos do mundo: a Copa do Mundo. Todos os dias, me esforçando para realizar esse grande sonho.”