A Conmebol Sul-Americana, muitas vezes como uma “sombra” da Libertadores, é um verdadeiro celeiro de talentos e histórias inesquecíveis. Este torneio, que reúne clubes de todo o continente sul-americano, tem sido palco de exibições memoráveis de grandes jogadores que deixaram suas marcas em gramados de diferentes países. Mesmo que seja uma competição “recente”, a Sul-Americana revelou estrelas emergentes, viu consagrados atletas voltarem ao brilho máximo e proporcionou ao público momentos de pura magia e técnica apurada.
Ouça o Artigo ⭐:
Este artigo vai revisitar esses grandes nomes, explorando suas trajetórias, momentos de glória e o impacto duradouro que tiveram na competição e no futebol sul-americano.
A Sul-Americana e sua Crescente
“Sejam bem-vindos a mais um artigo aqui do Futebol MG. Hoje vamos falar dos grandes jogadores que brilharam na Copa Sul-Americana. Acontece que a Sul-Americana, se a gente olha em termos históricos , é uma competição extremamente recente. Para quem não sabe, a Sul-Americana começou em 2002, planejada pela Conmebol. Então a gente tá falando aí de 22 anos que a competição está acontecendo.
Na Sul-Americana, ainda é um pouco desconhecida. E esse é o meu trabalho aqui hoje, vou falar de alguns jogadores que brilharam até o momento na Copa Sul-Americana e claro que ainda vão aparecer outros. Embora a Copa Sul-Americana pareça meio que uma sombra da grande competição da Conmebol, que é de fato a Libertadores , ela é uma competição extremamente importante para determinar alguns futuros de determinados times.
Competição recente, mas de grande importância
Pode ser uma competição que, embora seja pequena, pode ser importante para equipes que ainda precisam conquistar um título nesta temporada. Então pode ser um divisor de águas para determinadas equipes, dependendo do contexto, claro. Isso aqui é uma forma muito geral de estar comentando. Como também é uma forma de classificação para a Libertadores. É uma forma meio difícil de classificar, é claro, porque você tem que ganhar a Sul-Americana, né? Tem outras maneiras de você estar se classificando.
Mas assim, ainda mesmo é um título e é muito importante para determinadas equipes e te dar uma vaga ali na Libertadores que com certeza o time pode evoluir ainda mais, quem sabe até ser campeão. Mas a verdade é que a gente tem que olhar também os jogadores que já brilharam por lá e mostrar que ainda podem vir muitos outros. Então esse é o meu trabalho aqui para vocês hoje, tá certo? Então eu vou começar a lista por aqui
Hernán Barcos
Iniciando a lista com o jogador que atualmente é o maior artilheiro da competição, com 19 gols marcados. E você deve estar pensando “poxa, a gente conhece jogador, ou é aquele de equipes que a gente pouco conhece, de outras nacionalidades”? Bom, na verdade é um jogador muitíssimo conhecido aqui no Brasil. Estou falando do atacante Hernán Barcos. Sim, aquele jogador que jogou tanto pelo Palmeiras quanto pelo Grêmio.
Como eu comentei, ele fez 19 gols até aqui, e pela LDU ele fez 15, pelo Palmeiras ele fez 2 e pelo Atlético Nacional, ele fez 2. Então, por essas 3 equipes, ele conseguiu marcar os 19 gols. A verdade é que o Hernán Barcos era um dos personagens mais emblemáticos. Muita gente deve se lembrar dele fazendo aquela comemoração de pirata, quando atuava pelo Grêmio, era um atacante muito bom. Então todo mundo deve se lembrar um pouquinho dele. É muito nostálgico, de alguma forma.
Então até este momento, no dia 2 de julho de 2024, o Barcos é o maior artilheiro da competição da Sul-Americana. É uma curiosidade interessante é que, embora ele seja o artilheiro da competição, ele nunca foi artilheiro de uma edição própria, você sabe?
Ele foi, obviamente, acumulando esses gols durante todas as temporadas que disputou, tanto pela LDU, pelo Palmeiras e pelo Atlético Nacional. Mas ele nunca foi um artilheiro de apenas uma edição, que, no caso, é de um outro jogador que eu vou falar na sequência. Mas, para quem não sabe, ele está aí. O Barcos é o maior artilheiro da competição, até o momento.
Claudio Morel Rodríguez
Passando aqui para um outro jogador, dessa vez a gente não vai falar de um artilheiro, e sim, do maior vencedor da Sul-Americana. No caso, este título fica com Claudio Morel Rodríguez, um jogador paraguaio que realmente foi o que mais venceu a Sul-Americana. Nesse caso, ele conseguiu três conquistas, em 2002 pelo São Lorenzo e em 2004 e 2005 pelo Boca Juniors.
Ele é um defensor, joga tanto pela lateral esquerda como também joga ali nos zagueiros, mas ele não acabou marcando gols durante esse tempo na competição. Porém, ele acabou distribuindo seis assistências em 25 jogos. Então, até alguém conseguir mais títulos que ele, Cláudio Morel Rodríguez é o maior vencedor da Sul-Americana.
Eduardo Vargas
Agora que eu falei, né? Agora passando para o segundo jogador aqui, que realmente foi o maior artilheiro de uma edição única da Sul-Americana, com 11 gols marcados. Em 2011, quando atuou pela Universidad de Chile. Estou falando de Eduardo Vargas, que atualmente está jogando pelo Atlético Mineiro.
O Vargas tem uma identificação muito grande com o próprio Chile, com os torcedores chilenos, a seleção do Chile, porque é um dos jogadores que mais jogaram por lá, uma geração muito talentosa do Chile, com o Valdívia, até mesmo com o Alexis Sanchez , que realmente é um dos grandes, é o maior artilheiro, se não estiver enganado, da Seleção Chilena.
E o Vargas tem esse recorde de uma edição única da Sul-Americana ter marcado 11 gols, e realmente essa é a quantidade de gols até o momento em que o Vargas fez na história da Sul-Americana, e ele mesmo assim é colocado ali entre os maiores artilheiros da história da competição, é muito interessante ver como ele acabou se desenvolvendo mais para frente.
Rafael Moura (He-Man)
E chegando aqui nos números finais, eu vou falar de um outro artilheiro, que também é muito conhecido aqui no Brasil, um grandíssimo brasileiro. Estou falando de Rafael Moura. Todo mundo deve se lembrar porque ele passou por diversas equipes, e ele acabou marcando 14 gols na competição, enquanto atuava tanto pelo Corinthians, como pelo Athletico Paranaense, pelo Goiás e pelo Figueirense.
Então é bem legal que o He-Man, o famoso Rafael Moura, também seja colocado como um dos grandes artilheiros. Até o momento nessa lista, ele fica ali em quarto colocado, fazendo 14 gols em 18 partidas, uma média muito boa aí. Lembrando que ele começou a atuar pela Sul-Americana, o primeiro jogo dele, em 2006. Então é uma curiosidade bem legal, como jogadores brasileiros e também jogadores que atuaram e passaram pelo Brasil,, com grandes destaques, sempre estão aí batendo como jogadores que estão brilhando na Sul-Americana.
Gonzalo Mastriani
E para finalizar aqui, eu vou dar apenas uma nota de rodapé, por assim dizer, de um jogador que é o top 3, é o terceiro maior artilheiro da Sul-Americana, e que vem jogando muito pela equipe que ele está atuando, e quem sabe pode até ser o maior artilheiro, passando o Barcos. Tô falando do Mastriani, que atualmente está jogando pelo Athletico Paranaense, e ele tem 15 gols em 23 jogos disputados na Sul-Americana, né? Então ele tem uma estreia muito recente, ele começou na competição, estreou na competição em 2018. Então fica de olho aí no Mastriani, que quem sabe ele pode ultrapassar aí os Barcos e se tornar o maior artilheiro.
Bom, esse foi mais um artigo aqui do Futebol MG, espero muito que você tenha gostado e também aprendido e tenha matado um pouco a curiosidade de grandes jogadores que já atuaram pela Sul-Americana. Deixe aqui também sugestões de outros temas e também siga as nossas páginas e por aqui também para ouvir os próximos artigos. Até mais!”
Eu… Entusiasta da vida ativa. Vamos juntos descomplicar o universo do Futebol.
Porque se não for para ser divertido, eu nem entro em campo! Hahahaha. BRINKS!