O Campeonato Italiano é poético. Poético, com seus gols, como o período do Renascimento. É elegante. Durante todas as suas edições, a Série A sempre se mostrou um campeonato muito agradável de se assistir. Claro que não está no seu auge, como nos anos 80 ou 90, mas sempre se mostra presente no cenário do futebol internacional. Não é à toa que a Inter de Milão chegou à final da Champions League no ano passado.
Ouça o Artigo ⭐:
Por isso, vamos relembrar a maestria do campeonato do país das massas, destacando os gols mais bonitos dos últimos anos. Claro que é um tema muito subjetivo (um gol que pode ser bonito para mim, pode não ser para você), por isso, podemos fazer uma parte 2 mais para frente. Por enquanto, vamos ver alguns dos gols selecionados.
Andrea Pirlo (Parma versus Milan) – 2010
Primeiramente, nada melhor do que começar a lista com um dos maiores volantes da história do futebol. Além de ser um dos melhores cobradores de faltas de todos os tempos, Andrea Pirlo é um ídolo por onde passou. Um gênio que colocava a bola onde queria. E ele não fez diferente neste gol.
Jogando contra o Parma, fora de casa, ele recebeu a bola, fingiu que ia tocar, mas resolveu ser diferente. Puxou a bola para o meio de campo e, de fora da área, muito longe do gol, ele chutou. Com uma maestria de poucos, a bola fez uma curva perfeita e entrou no ângulo do goleiro adversário. Que golaço.
David Di Michele (Parma versus Lecce) – 2011
Um gol de bicicleta é um espetáculo. Um movimento extremamente difícil para o jogador realizar, mas que, quando feito com qualidade, se transforma em pura mágica. E foi exatamente isso que David Di Michele fez.
Assim, no jogo contra o Lecce, jogando em casa, ele recebeu um passe de cabeça de um companheiro. Dentro da área, cercado por vários jogadores adversários, Di Michele executou uma bicicleta impensável. Tão impressionante que até o goleiro ficou parado, assistindo a bola entrar no ângulo direito. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. Espetacular!
Paul Pogba (Juventus versus Udinese) – 2013
Embora sua carreira não tenha seguido o caminho esperado devido a lesões e problemas extracampo, Paul Pogba teve temporadas brilhantes pela Juventus, o clube que o projetou para o futebol mundial. Conhecido por sua qualidade técnica, garra e uma finalização de fora da área excepcional, Pogba deixou sua marca no time italiano.
Na partida contra a Udinese, aos 40 minutos da primeira etapa, Pogba recebeu a bola após a defesa adversária afastá-la e não pensou duas vezes. Chutou com potência de fora da área. A bola fez uma curva fenomenal, bateu no travessão e estufou a rede
Sergio Pellissier (Genoa versus Chievo) – 2015
Este gol foi coisa de gênio. E não foi necessariamente pela distância da finalização, mas pela rapidez de raciocínio e execução de um dos movimentos mais bonitos do futebol: o chute de letra. Para quem não se recorda, fazer uma “letra” no futebol é quando você cruza suas pernas em formato de “X”.
Sergio Pellissier fez uma letra aérea. Ou seja, algo ainda mais difícil. Dessa forma, ele recebeu um cruzamento forte e rápido pelo lado direito de seu companheiro de equipe. Como estava marcado por um adversário e a bola veio alta, ele só teve tempo de fazer uma letra. Ninguém imaginava que ele iria acertar a finalização com tanta maestria. Um gol para ficar na memória do torcedor e do próprio jogador.
Mertens (Lazio versus Napoli) – 2017
Mertens é um dos melhores jogadores da recente geração de atletas do Napoli. O belga se destacou ao longo das temporadas com a equipe italiana, antes de se transferir para o futebol turco (onde vem jogando muita bola, aliás). Mesmo não atuando mais pelo Napoli, ele deixou sua marca.
Um dos tentos mais lindos de Mertens aconteceu em um clássico contra a Lazio. Partida disputada e cheia de história. E nesse jogo, o belga fez mágica. Seu companheiro de equipe deu um passe em profundidade para ele. Mertens ia ficar cara a cara com o goleiro. Entretanto, o guarda-redes adversário foi esperto e saiu do gol antes para impedir que ele chegasse primeiro. A bola chegou ao goleiro, que tentou afastá-la o mais longe possível antes de voltar para o gol. Ele tirou a bola para o lado, o que daria tempo para sua defesa se reorganizar. Mas nem teve tempo.
Mertens, em um movimento rápido, girou seu corpo rapidamente e deu um chute de cobertura. Ela morreu no fundo do gol. Sem chances para o goleiro.
Bruno Peres (Juventus versus Torino)
Achou que não teria brasileiro por aqui? Achou errado, meu amigo. Talvez não seja de conhecimento de todo mundo, mas Bruno Peres é um lateral que atuou por clubes como Santos, Audax, São Paulo, Guarani, Sport e Athletico Paranaense.
Embora esteja sem clube atualmente, Bruno chegou a atuar por Roma e Torino nos seus grandes anos como atleta. Em especial, pelo segundo time italiano, ele fez um dos gols mais incríveis.
Recebeu a bola na lateral esquerda, no campo de defesa. Tinha dois jogadores da Juventus na marcação. O que ele fez? Pegou a bola e saiu correndo em direção ao gol. Era como se fosse um carro esportivo competindo contra fuscas. Ninguém conseguiu pará-lo. Ele só foi parar quando chutou cruzado e viu a bola tocar na trave e entrar no gol. Brasil representando no campeonato italiano!
Bruno Peres marca gol antológico contra a Juventus (Foto: EPA)
Essa foi a primeira parte dos gols mais bonitos do Campeonato Italiano. Deixe nos comentários algum tento que deveria estar na lista na próxima parte!
“Sou um estudante de jornalismo motivado. Se estiver em uma mesa de bar, com um suco (sim, porque não tomo cerveja), pode apostar que vou entregar os melhores papos, principalmente sobre futebol. Tenho interesse em desbravar tudo que ronda o esporte mais amado do país e uma boa história.
Nos tempos livres (que são poucos), prefiro me entreter no mundo digital, com jogos, filmes e séries. Natural de São Paulo, tenho o sonho cobrir um dos maiores campeonatos esportivos do mundo: a Copa do Mundo. Todos os dias, me esforçando para realizar esse grande sonho.”