Ao se falar da temporada 2022/2023, muitas pessoas ficam de olhos arregalados. Isso se deve às atuações espetaculares na Bundesliga, Copa da Alemanha e em outras competições que participaram, sendo um rolo compressor aos adversários, se tornando quase invictos a temporada inteira, algo nunca antes visto. Entretanto, o destaque não fica apenas para a chegada do treinador espanhol Xabi Alonso, que mudou a identidade, fez mudanças táticas e técnicas no time alemão, mas também a Florian Wirtz.
Ouça o Artigo ⭐:
Estamos falando de um jogador de apenas 21 anos e colocou a Bundesliga “no bolso”. Muito inteligente e ótimo finalizador, o alemão foi o maior destaque da sua equipe. Conseguiu atuar com maestria e se tornar um verdadeiro camisa 10 para os torcedores. Por isso, venha escutar e ler sobre a história deste jovem jogador que pode crescer ainda mais no futebol mundial.
O crescimento no Bayer Leverkusen de Wirtz
“Seja bem-vindo a mais um episódio aqui do Futebol MG. Eu sou o Pedro, o seu apresentador, e eu vou te falar agora uma história. Um enredo de um jogador que passou por muitas dificuldades na carreira muito cedo, mas que hoje se tornou peça fundamental em um grande time. Estou falando de Wirtz, o craque do Bayern Leverkusen, que vem fazendo a temporada dos sonhos na equipe, e podendo até estar no pódio dos melhores jogadores do mundo nessa temporada. E a história desse craque que eu vou contar pra vocês, né?
A Chegada de Wirtz e seu impacto
Primeiro que a gente tem que ressaltar muito esse Bayer Leverkusen que chamou a atenção de todo mundo, sendo quase invicto em quase tudo, né? Acabou perdendo a final da Liga Europa para a Atalanta, mas isso não tirou o fato da equipe ter sido tão regular e fazendo uma coisa impressionante, que é quase não tendo nenhuma derrota durante uma temporada inteira, né? Sempre fazendo viradas incríveis no final das partidas. Então, é uma equipe que tem um jogo muito legal de se ver, né? E quem sabe pode até ter um tema sobre o Bayer Leverkusen do Xabi Alonso.
Mas aqui tem gente que destaca muito o Florian Wirtz , que talvez tenha sido o melhor jogador dessa equipe. Se a gente fosse colocar entre os principais jogadores que tiveram nesse plantel, o Wirtz sem dúvida talvez tenha sido o melhor. Então é muito importante que a gente esteja primeiro ressaltando que ele é um jogador muito jovem, né? O Wirtz está atualmente com 21 anos. Então, mesmo tendo uma idade muito pouca, né? Tendo pouco tempo profissional, ele já teve um grande debate em sua carreira que vou contar mais pra frente.
A chama da paixão desde o berço
Mas vamos começar desde cedo. Vamos falar sobre a história do Wirtz, onde ele começou e até onde ele está atualmente. Wirtz nasceu em Pulheim, na Alemanha, e desde cedo ele amava futebol, mas não só ele, mas a família inteira dele, vou te explicar o porquê. Em 2008, já com 5 anos, ele começou sua carreira no futebol no humilde time chamado Brauweile, que é um time amador lá da Alemanha, que incrível que pareça, é dirigido pelo próprio pai do Wirtz. E onde ele jogou, inclusive, ao lado da irmã mais velha, a Juliane Wirtz, que hoje, inclusive, é uma das estrelas do time do Werder Bremen, do futebol feminino.
“De qualquer forma, desportivo, mas também notei que é um trabalho que você faz e que traz consigo requisitos especiais. Foi só então que eu realmente aceitei que precisava fazer isso e veria isso como meu trabalho nos próximos anos.” – Florian Wirtz
Inclusive, o Wirtz já falou em entrevistas, que são poucos os familiares da família dele que não gostam de futebol. E dá pra identificar isso, porque já tem irmão, pai e ele mesmo que já ama, né? Ele fala que sempre tem futebol na TV da família e tudo tem a ver muito com futebol dentro dos familiares, né? Então é bem legal ver isso, do fato dele ter jogado do lado da irmã dele nesses primeiros anos, né? Cinco aninhos aí e desde cedo já trazendo uma alegria muito legal pra família dele.
A troca pelo Colônia
Mas depois de dois anos, né? Dois anos mais tarde, o Wirtz trocou de time e foi jogar na Colônia, né? Assim, é um time mais bem conhecido no país da Alemanha, um time que já é um pouco mais promissor. E realmente, por lá, ele desenvolveu o futebol dele de uma maneira muito alta. Então foram 10 anos jogando pela equipe e ele se tornou um dos destaques durante uma das campanhas vitoriosas da Bundesliga Sub-17 da temporada 18/19 da equipe do Colônia.
Mas aí ele ainda queria algo ainda melhor, algo que pudesse alavancar de fato sua carreira . E dessa vez ele acabou trocando Colônia e chegou ao Bayern Leverkusen. E aí sim. A gente tem essa temporada milagrosa dele, mas desde cedo, desde que ele chegou, ele acabou indo pro Sub-19 primeiramente, do Bayer Leverkusen, porque ele tinha essa idade, e depois daí foi só alavancagem.
“Traidor” e o crescimento no Futebol Europeu
Mas assim, quando ele saiu da Colônia, não foi uma coisa muito boa olhada pela mídia, já que o Leverkusen é um dos principais rivais da própria Colônia, inclusive tem o clássico do Rio Reno, que é muito conhecido. E eles têm debates extremamente fortes, então acabaram meio que, alguns colocaram ele como um traidor, né? Por ter saído, mas é sempre esse contexto quando um jogador sai de um time e vai pro rival, sempre existe isso durante muita coisa parte da mídia, né? E também de torcedores e tudo mais. Mas ele também é um moleque muito novo e ele mesmo colocou em entrevistas que teve o apoio muito de seus amigos e familiares para dar esse passo, então pra ele tava tudo de bom.
Mas vamos falar de coisa boa, né gente? Vamos falar da chegada do Wirtz no Leverkusen. Ele começou, igual eu falei, a atuar pelas categorias de base do Sub-19. Ele não chegou a ganhar nenhum troféu nesse período, mas ganhou algo ainda mais rico para ele pessoalmente, que foi a sua primeira convocação para a seleção da Alemanha, no caso a seleção Sub-21 da Alemanha. Isso só era um passo, isso era uma semente do que ele iria recolher mais pra frente, que são outras convocações.
Mas assim, não demorou muito para ele ser promovido ao time principal do Bayern Leverkusen, pelo técnico que na época era o Peter Bosz. E foram apenas nove jogos pelo time nessa campanha de 2019 e 2020, mas o Witz já era muito indicado como uma das principais promessas do time do Bayer Leverkusen e acima de tudo do futebol alemão.
A pior crise na carreira
Wirtz sofreu sua lesão grave na partida contra o Colônia em 2018 pela Bundesliga – (Ralf Treese/Getty Images)
Porque lembrando que em 2018 a equipe foi eliminada precocemente na Copa da Rússia. Então inclusive teve um jogo muito marcante que é o jogo contra a Coreia do Sul, que o time da Alemanha acabou perdendo e tudo mais. Existia uma questão de crise na seleção da Alemanha, precisava de novas peças jovens para estar aumentando o plantel da equipe e criar uma nova identidade para a seleção da Alemanha, como hoje já começa a se ter, porque agora antes dessa Copa de 2018, você tinha muitos veteranos jogando, o Müller, o próprio Toni Kroos, o Neuer. Eles ainda podem estar nessas próximas convocações, mas que precisariam ter novos jogadores para isso, e o Wirtz seria uma dessas promessas.
E até assim, olhando por esse contexto, tudo parecia ser bem, um cara que era cogitado para ser um dos grandes jogadores da Alemanha, e tudo mais, até que… acabou tendo a sua primeira crise na carreira. Espero que seja a única, né? Não desejando mal pro Wirtz de maneira nenhuma. Mas veio a sua primeira crise na sua carreira, né? O Wirtz, ele se lesionou no clássico contra a Colônia, né? Seu ex-clube de categoria de base. Ele acabou rompendo o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. E quando a gente fala de ligamento cruzado, gente, é fatal. E aí o cara fica muito tempo parado, então foi quase um ano que o Witz ficou parado e acabou destruindo seu sonho de disputar a última Copa de 2022 no Catar.
A volta por cima!
O técnico da Alemanha chegou a ficar muito preocupado, porque realmente queria contar com o jogador. Então ele ficou muito decepcionado pelo fato disso ter acontecido, porque muito provavelmente o Wirtz ia ser convocado, e aí sim ele continuaria tendo um grande desenvolvimento. E assim, muitos pensariam em até parar o futebol, provavelmente você já deveria ter ouvido alguma história de alguém que já teve esse tipo de lesão de ligamento, ficou muito tempo parado e depois quando voltou não rendeu mais do que o esperado, ou não teve um futebol que foi cogitado antes e depois da lesão, e coisas nesse sentido, né? E também tem toda uma questão psicológica, né? O fato de você ficar com medo de voltar a jogar e sentir que vai se lesionar novamente, então tem todos os vários esses requisitos.
Mas assim, a gente vê hoje que o Wirtz já se tornou um jovem muito focado, e determinou a melhorar e voltou a temporada seguinte de forma bastante modesta, claro, né? Ele fez 4 gols e 8 assistências em 25 jogos na temporada depois de sua lesão. Só que aí a gente tem de fato falar sobre a chegada de Xabi Alonso, que foi o novo treinador do Leverkusen como é hoje. E aí, gente, o mundo inteiro acabou conhecendo esse garoto. A verdade é que o Wirtz brincou de jogar bola nesta temporada. Foram 18 gols e 20 assistências até aqui nessa temporada. O Wirtz foi considerado o melhor jogador do campeonato alemão, ao mesmo tempo que foi uma das principais peças da primeira Bundesliga da história do Bayern Leverkusen.
A volta por cima de Florian Wirtz!
Claro que tem como separar um episódio inteiro só para falar do próprio Leverkusen, mas como aqui o episódio é focado no Wirtz, a gente tem que falar que ele foi o melhor jogador da equipe. Claro, destaques muito para o Frimpong, para o Grimaldo, para o Xhaka. Por outros atacantes da equipe, uma zaga muito segura, mas a gente colocou o Wirtz como aquele cara muito diferenciado, inclusive no último jogo, que foi o jogo do título, ele fez um hat-trick. Antes do hat-trick mesmo, a torcida queria invadir o campo ali, inclusive no gol do Wirtz a galera invadiu e ele mesmo falou pra galera ficar nas arquibancadas para não invadir. E depois foi uma festa e tanto para o próprio Leverkusen, que nunca tinha ganho esse título.
E agora é muito importante ressaltar, que no dia 28 de outubro será entregue o prêmio da Bola de Ouro para o melhor jogador do mundo dessa temporada, no caso ele vai considerar tanta temporada como também o Euro, a Copa América e outras competições.
O Wirtz não deve levar a premiação, né? Porque assim, óbvio que eu vou contar dele aqui, mas parece que eu já tô colocando ele como vencedor. Mas não, porque teve gente que jogou muito mais bola que ele, ou tão bom quanto ele, né? Então obviamente é muito cogitado o próprio Vinícius Júnior, o Bellingham, até o Mbappé, dependendo do desempenho da Eurocopa.
A Eurocopa vai ser um bom divisor de águas, né? Inclusive, se a Alemanha for muito bem e o Wirtz ser um dos destaques, ele pode até ser colocado até numa prateleira um pouco maior para aparecer, mas de fato o que pode, o que tenho certeza vai acontecer é que ele vai aparecer na lista de indicados.
O futuro de Wirtz
E assim e o futuro tá aí, né? Ele é um jogador muito jovem, 21 anos, então a chance de ele se desenvolver ainda mais e futuramente até ganhar uma Bola de Ouro não sei, não não está longe. Com certeza ele deve desenvolver ainda mais seu futebol, né? Então a gente tá falando de um jogador que é muito inteligente, lê muito bem os espaços, tem uma ótima leitura de jogo e um faro de gols. Ele tem uma finalização muito forte, essa finalização dele de fora da área que é forte, que vai alta, inclusive um dos gols que ele fez jogando pela Alemanha em um amistoso. Inclusive que foi um passe espetacular do Kroos para um gol do Wirtz, é uma característica muito forte dele, essa bola que cai muito rápido.
E o Wirtz ainda vai entregar muito para o futebol alemão e quem sabe para o próprio futebol mundial em si, né? A gente tá falando de um jogador que vai ter um desenvolvimento ainda muito grande por ter 21 anos e esperar que não tenha algo que impeça ainda mais a carreira dele, em como foi essa lesão que tirou ele da Copa do Mundo passado e que ele desenvolveu um um pouco mais ainda o futebol dele porque tá jogando demais e nas mãos do Xabi Alonso, né? Que fez uma temporada espetacular com o Leverkusen, ele poderá desenvolver ainda mais. E bom, essa é a história do Wirtz.
“Sou um estudante de jornalismo motivado. Se estiver em uma mesa de bar, com um suco (sim, porque não tomo cerveja), pode apostar que vou entregar os melhores papos, principalmente sobre futebol. Tenho interesse em desbravar tudo que ronda o esporte mais amado do país e uma boa história.
Nos tempos livres (que são poucos), prefiro me entreter no mundo digital, com jogos, filmes e séries. Natural de São Paulo, tenho o sonho cobrir um dos maiores campeonatos esportivos do mundo: a Copa do Mundo. Todos os dias, me esforçando para realizar esse grande sonho.”