FrancêsInternacional

Mbappé, o cara da Ligue 1

A notícia que tanto temiam os torcedores do Paris Saint-Germain chegou: Mbappé não renovará com a equipe francesa e poderá ir para outra equipe. A saída de um dos melhores jogadores do mundo é sempre um baque para o mundo do futebol, ainda mais pela expectativa sobre seu próximo destino.

Ouça o Artigo ⭐:

Porém, não vamos focar onde Mbappé pode ir, mas sim no que ele já fez em campo pelos franceses. Estamos falando de temporadas geniais que ele passou pelo clube. Números assombrosos, de se invejar. Vamos relembrar a chegada do “Tartaruga Ninja” à terra da Torre Eiffel e como ele se tornou esse jogador fenomenal.

A gente começa pelo Mônaco, aquele time que foi o berço de Mbappé para o mundo do futebol. Lá, ele já mostrava que era diferenciado. Com apenas 16 anos, o moleque estava destruindo. Fez gol, deu assistência, colocou a bola no pé e partiu pra cima dos zagueiros como se não houvesse amanhã. Foi um show atrás do outro. E não deu outra: em 2017, o Mônaco foi campeão francês, desbancando o PSG, que tinha um time cheio de estrelas. Mbappé foi a joia que brilhou intensamente naquela conquista.

mbappe-como-maior-artilheiro-do-psg
Mbappé se tornou o maior artilheiro do PSG (Reprodução psg.fr – Site Oficial)

E aí, o que o PSG fez? Não podia deixar passar essa oportunidade. O clube desembolsou uma grana altíssima – tipo, mais de 180 milhões de euros – para trazer o garoto à capital. Então, ele chegou chegando, meu amigo. Já na primeira temporada, formou um trio de ataque dos sonhos com Neymar e Cavani. O famoso “MCN”. Um time dos sonhos para todo torcedor parisiense não reclamar.

Assim que botou o pé no Parque dos Príncipes, o futebolista mostrou que não era só promessa. O garoto virou realidade rapidinho. Gols, dribles, assistências… era show a cada jogo. Ele se movia em campo como um raio, deixando adversários no chão, goleiros perplexos e a torcida em êxtase. Cada jogada sua era uma verdadeira obra de arte, um espetáculo que arrancava suspiros e aplausos.

Dessa forma, já trouxe a esperança de maiores títulos para a equipe. No dia 8 de setembro de 2017, pela quinta rodada da Ligue 1 da temporada 2017-18, ele estreou. O PSG venceu o Metz por 5 a 1. E quem fez um dos gols? Nem preciso falar.

Embora o foco seja trazer sobre suas atuações pelo Campeonato Francês, ele não se restringiu a brilhar apenas nessa competição Na Champions League, o moleque era incansável. Passava por defesas fortíssimas como se estivesse brincando de videogame. Quem não lembra daquele jogo contra o Barcelona, quando o PSG meteu 4 a 1 fora de casa e Mbappé anotou um hat-trick? Aquilo ali foi histórico, meus amigos. E olha que ele estava jogando contra Messi (que fez um golaço na partida, aliás)!

No PSG, Mbappé se transformou num verdadeiro monstro. Conforme foi atuando, era gol atrás de gol, título atrás de título. Ligue 1, Copa da França, Copa da Liga Francesa… parecia que não havia troféu que escapasse das mãos dele. E não era só pelos números. Aquele brilho nos olhos, a velocidade absurda, a habilidade fora do comum… tudo nele encantava.

A cada temporada, ele mostrava que podia ir além. Se em 2018 já era um dos pilares do PSG, em 2019, 2020, e até hoje, ele consolidou sua posição como um dos melhores do planeta. É espetacular pensar que com apenas 25 anos, ele já possui uma Copa do Mundo (e quase conseguiu a segunda, se não fosse a derrota para a Argentina na final da Copa de 2022). Entretanto, seu futuro ainda aguarda grandes conquistas. Além de tudo, conquistou prêmios individuais e coletivo. E nas horas que a equipe mais precisava, Mbappé estava lá, pronto para decidir.

Mas não só de títulos viveu o jogador no PSG. Ele trouxe alegria, deu esperanças, transformou o time em uma máquina de vitórias. As defesas adversárias tremem só de pensar em enfrentá-lo. E não é pra menos. O francês é um pesadelo para qualquer defensor. Com ele em campo, o PSG é sempre favorito.

Agora, vamos relembrar algumas atuações marcantes de Mbappé pela Ligue 1. Foi difícil escolher alguns jogos memoráveis do atleta pelo campeonato francês. Como o craque que é, manteve-se muito regular em quase todas as partidas. Porém, o que impressiona são as quantidades de hat-tricks (3 gols em uma só partida) que ele marcou. Vamos relembrar algumas dessas exibições aqui.

Essa partida já tinha um contexto de comemoração. Assim, era o jogo de Mbappé depois de assinar a extensão do seu contrato com a equipe parisiense. E, como uma boa comemoração antes do jogo, ele tinha que responder em campo. Dito e feito.

O primeiro gol foi um espetáculo. Ele recebeu um passe magistral do argentino Di Maria. Ficou cara a cara com o goleiro, driblou e empurrou para a rede. 1 a 0 PSG. Depois, foi a vez de Lionel Messi servir Mbappé, que só teve o trabalho de chutar na saída do goleiro. O terceiro gol foi na insistência. O francês tomou a bola que Neymar havia perdido. Em seguida, a zaga do Metz recuou a bola para o goleiro, mas não esperava que o Tartaruga Ninja fosse correr atrás, recuperar a bola, driblar o goleiro e marcar seu terceiro gol. O homem estava incansável no jogo.

Agora, pegando uma atuação mais recente, Mbappé brilhou contra o Montpellier. No início, foi um jogo bastante duro. O PSG saiu na frente com Vitinha. Mais tarde, aos 21 minutos do primeiro tempo, Mbappé fez o primeiro, batendo no cantinho do gol. Até aí, 2 a 0 para o Paris. Mas ninguém esperava que o rival fosse buscar o empate ainda no primeiro tempo.

O segundo tempo precisava de uma virada, e ela veio. O craque fez um golaço de fora da área, logo no início da segunda etapa. Depois, desandou. Então, ele fez mais um e viu sua equipe aplicar um 6 a 2 no placar final.

E assim, Kylian Mbappé, o garoto prodígio de Bondy, se tornou o cara do Paris Saint-Germain. Cada drible, cada arrancada, cada gol… tudo isso escreveu uma história linda no futebol mundial. Uma história que ainda está longe de acabar. Ainda não está confirmado para onde vai (Real Madrid até agora é seu destino mais provável), mas a gente, que é fã de futebol, só pode agradecer e continuar torcendo para que ele nos presenteie com mais momentos inesquecíveis.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo