ClubesNacional

Athletic – A Ascensão do Interior no Futebol

Exportadora de craques e ajudante na formação do DNA futebolístico brasileiro, Minas Gerais é conhecida por possuir uma grande parcela de importância no cenário competitivo do país. Porém, nos últimos anos os clubes mineiros vêm caindo de suas posições de protagonismo, deixando de brigar por grandes títulos para tentar se reerguer de péssimas temporadas.

Ouça o Artigo ⭐:

Indo na contramão dos grandes da capital, o Athletic Club iniciou em 2018 seu projeto de profissionalização, após mais de 45 anos afastado do campeonato mineiro, com o sonho de figurar na elite do futebol. Quer descobrir mais sobre essa brilhante trajetória? Então se ajeite na cadeira e viaje com a gente para entender a ascensão meteórica do Esquadrão de Aço.

Entre Sonhos e Projetos

Longe da elite de Minas Gerais, o Athletic da cidade de São João del-Rei não é uma equipe jovem. Fundado em 1909, o Alvinegro Gigante é mais antigo que América (1912) e Cruzeiro (1921). Porém, o clube não possuía um grande momento em sua história. Fora do mundo profissional desde 1969, a equipe só ressurgiu em 2018, quando realizou um planejamento a longo prazo que visava sua chegada na Série A do Brasileirão. Foi assim que o Athletic entrou na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, torneio que apesar do nome, equivale à terceira divisão do futebol mineiro.

Com um bom aproveitamento, o clube alvinegro se classificou para as semifinais, onde eliminou a equipe do Valeriodoce, conquistando o acesso ao Campeonato Mineiro Módulo II (essa sim a segunda divisão).

Disputando o campeonato no ano seguinte, a equipe de São João del-Rei conseguiu sua classificação ao Módulo I apenas em 2020, quando terminou a fase classificatória e o quadrangular – última disputa entre os classificados, com o sistema de semifinais e final –  em segundo lugar.

Chegada a Elite de Minas Gerais

Participando do Módulo I do Campeonato Mineiro pela segunda vez em sua história, o Athletic disputou um torneio impulsionado pelas dificuldades extra-campo. Em uma tentativa de retorno ao futebol – após a grande pausa pandêmica – os clubes de Minas estavam passando por uma tentativa de reconstrução do trabalho diário. Foi apostando nessa dificuldade de se retomar os hábitos e na perda de espaço midiático que o clube de São João del-Rei arriscou a contratação de um grande nome que estava há algum tempo longe dos holofotes.

A Vinda de Loco Abreu

O ex-atacante uruguaio Sebastián “Loco” Abreu desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins, indo em direção de seu 30º clube na carreira. O que para Loco seria algo simples, representava um rompimento abrupto na representatividade de um time do interior para o cenário estadual e nacional. 

Loco Abreu, um atacante moreno, veste a camisa listrada de preto e branco do Athletic. Ele também está com um calção branco, além de meias e chuteiras brancas. Em seu fundo está uma bandeira branca, com a escrita Comando Rasta em letras azuis.
Loco Abreu contra Cruzeiro ( Divulgação/Mineirão)

Loco já era experiente em seus 44 anos, sendo 25 destes dedicados ao futebol profissional. Sua influência no dia a dia da equipe foi notável, alinhado com tudo o que buscava a diretoria. Não foi por coincidência que o time logo chegou à sua primeira vitória no campeonato, após 52 anos de espera, vencendo o Patrocinense por 2 a 0 naquela ocasião. Mas a histórica vitória não foi suficiente para levar o Esquadrão de Aço às quartas de final daquela temporada, sendo também eliminado do Troféu Inconfidência. No entanto, o final daquela temporada guardava felizes notícias aos torcedores alvinegros.

O Início da SAF (Sociedade Anônima de Futebol)

Dezembro de 2021 chegou com uma animadora mudança no clube. Com sua aprovação em agosto deste mesmo ano, a Lei das Sociedades Anônimas de Futebol transformou o planejamento no esporte. As SAFs visavam se tornar uma alternativa à reconstrução de diversas equipes, mas foram muito bem aproveitadas pelos clubes do interior que buscavam sua ascensão. Assim, o Athletic vendeu 49% de suas ações para a empresa V2 Participações, comandada por Vinícius Diniz e Felipe Oliveira. Com seu foco na reforma do estádio Joaquim Portugal (casa da equipe alvinegra), 51% se mantiveram com a associação, que pretendia vender essas ações no futuro.

As Novas Vendas

E isso veio a acontecer em um curto espaço de tempo. Também chefiado por Vinicius Diniz, o Grupo Futbraz arrematou 90% do clube em 2022, deixando apenas 5% para a associação e o restante a ser negociado com algum investidor. 

Porém, mesmo animado com o crescimento do clube, Vinicius não imaginava as diversas propostas recebidas para negociar o Esquadrão. A última venda aconteceu em agosto de 2024, com a chegada de mais 4 empresas que ajudarão na gestão e nos valores de investimento. Com a F&P Gestão Esportiva sendo a nova sócia majoritária, a divisão ficou da seguinte forma: 

InstituiçãoPorcentagem de Compra
F&P Gestão Esportiva59,5%
Tiberis Holding21,5%
Construtora Felipão7%
Família Lago de Minas7%
Athletic Club Associação5%

A Chave para o Sucesso

Os altos valores investidos não dão certeza de uma boa campanha na temporada. Na realidade, a parceria entre jogadores empolgados e treinadores de boas ideias é a chave para o sucesso de um campeonato. E foi pensando nisso que o Athletic utilizou dois grandes comandantes para as competições que viriam.

Cícero Junior

Mais acostumado ao projeto, Cícero Júnior fez história na equipe de São João del-Rei. Também nascido na cidade, o jovem treinador iniciou sua carreira no próprio clube, registrando em 2020 a assinatura de contrato que mudaria o time de patamar. Nesta mesma temporada, o técnico conseguiu de maneira inédita se garantir na final do Módulo II, o que avançou todo o projeto.  Em novembro, o Esquadrão de Aço se classificou à elite do futebol mineiro, com o nome de Cícero marcado na história. Mas com sua ida ao Pouso Alegre, o Athletic passou a procurar por um nome que deveria chegar e prosseguir em este avanço. Foi então que um ex-jogador, então treinador da Inter de Limeira, chamou as atenções.

Na foto está Cícero Junior, um homem branco de barba pequena e cabelos pouco grisalhos nas laterais. Ele veste uma camisa cinza chumbo, com o símbolo do Athletic e as escritas Athletic Club em alto relevo. Em seu fundo estão as arquibancadas do Mineirão com suas cadeiras brancas.
Cícero Junior, ex-treinador do Athletic ( Cris Mattos/FMF)

Roger Silva

Ex-atacante de Botafogo, Corinthians, Internacional e São Paulo, Roger Silva iniciou a sua vida de treinador em 2021 na Inter de Limeira, clube do interior de São Paulo. Mas após ter um ótimo início em sua campanha, o time mineiro logo o convidou para o projeto. O tempo de contrato era curto, mas previa uma oportunidade de trabalho no campeonato mineiro de 2022. Foi neste ano que, com a chegada de Ricardo Oliveira, o Alvinegro Gigante garantiu a presença na Série D do Campeonato Brasileiro. A conquista inédita que elevou o grupo aos holofotes no interior. A equipe também chegou à semifinal do campeonato mineiro, sendo eliminado pelo Cruzeiro de Paulo Pezzolano.

Classificações Emocionantes e Chegada na Série B

Com seu crescimento, o Athletic estava causando fortes emoções em seus torcedores, com temporadas e classificações em que o resultado vinha após muita disputa. Contratando Sassá (ex-Cruzeiro e Botafogo) para o ataque, o time venceu a Recopa Mineira de 2023 e realizou a sua estreia em competições nacionais pela Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Brasiliense. Mas, após jogar a série D do campeonato e conseguir sua classificação, o clube disputaria a série C em 2024. 

Em uma temporada de altos e baixos, marcada pelo esforço dos jogadores, retorno de Roger ao projeto e uma inteligente gestão, o Athletic conseguiu sua classificação à Série B do Brasileirão. Mesmo com a derrota na final para o Volta Redonda, o clube se superou nessa temporada, ganhando sua classificação em cima do tradicional Londrina. A expectativa é de um próximo ano de muitos investimentos, mas a verdade é que essa brilhante temporada já está gravada na memória de todos que a acompanharam.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo