ColunasInglêsInternacional

O gol de Aguero e o título inédito do Manchester City

“Seja bem-vindo a mais um episódio aqui do Futebol MG. Hoje a gente vai falar de um tema bem legal e de curiosidade para quem não conhece, porque é um título que merece ser muito lembrado, mesmo que ele seja recente. Só que graças a ele, hoje a gente tem um dos maiores clubes do mundo e que é, de certa forma, muito temido. Eu estou falando da Premier League do Manchester City da temporada 11/12.

Ouça o Artigo ⭐:

Esse título é muito importante por vários contextos, que eu vou estar apresentando pra vocês, mas sem dúvida é que a gente olha hoje o Manchester City como um time que é viciado em ganhar a Premier League, né? A gente está falando de uma equipe que venceu as últimas quatro Premier Leagues, das últimas quatro temporadas. Se você pegar uma década, são mais títulos. Então, parece que hoje a gente olha uma equipe que é extremamente forte que parecia que era tudo assim, né? Pra quem olha de fora. Mas na verdade, o City teve grandes dificuldades, né? Nos últimos anos, né?

Antes de começar a vencer de fato essas Premier Leagues e também ter vencido depois da Champions League, sua Champions League nas últimas temporadas, sua primeira primeira da história. Mas é muito importante que a gente esteja ressaltando um título que foi basicamente um divisor de águas para a equipe , né? Que foi o título da temporada 11 e 12. E eu vou estar falando para vocês.

É um título recente , né ? Se você olhar entre 11/12, foi há alguns anos atrás. E para você ver como trouxe uma grandiosidade gigante para a equipe. Por que? A primeira coisa que tem que ser considerada. Esse título da temporada 11/12 foi o primeiro título da Premier League depois de 44 anos de não ter vencido o time do Manchester City. Então foi uma quebra de tabu do time depois de 44 anos voltar a vencer a própria Premier League. E graças a esse título, você tem uma hegemonia muito grande do time do City que volta a ter.

Claro que não se torna a unanimidade depois desse título, mas anos depois você vai ter uma chegada do Pep Guardiola, de um projeto muito novo, mas depois desse título você tem a chegada de novos jogadores, jogadores marcantes para a equipe. Você tem uma consistência do Agüero, que foi o herói, o gol que eu vou contar para vocês aqui detalhadamente. Se tornou um dos grandes ídolos e um dos maiores artilheiros das próximas temporadas do clube. Então é muito legal estar ressaltando esse título, que fez com que a equipe se tornasse o que ela é hoje. Se a gente não tivesse esse título do City, porque quase não deu certo na verdade para o City, a gente poderia ter uma outra história para contar.

Então vamos conversar um pouquinho dos contextos desse título. A primeira coisa a ser ressaltada, o City não estava 100% tranquilo nesse título da Premier League, porque ele estava disputando diretamente com o Manchester United. Primeiro, que os dois chegaram na última rodada da Premier League como os líderes do próprio campeonato, e ambos com 89 pontos conquistados, os dois com a mesma pontuação.

Só que tinha um pequeno porém, o City tinha um saldo de gols a seu favor, o que o deixava muito tranquilo para a próxima partida, que era a última. Então, ele poderia vencer tranquilamente, que já seria campeão, porque tinha um saldo de gols maior e melhor que o time do Manchester United.

E o adversário seria o Queen’s Park Rangers, jogando em casa, o que parecia muito simples, acabou virando um verdadeiro pesadelo, porque teve muita coisa desse jogo que eu vou contar para vocês. O jogo em si, o City começou a pressionar o Rangers como era de ser esperado, só que obviamente como era uma equipe que não se propunha a jogar muito, que é o próprio time dos Rangers, eles acabaram se fechando lá atrás, jogando só no contra-ataque.

Então o City precisou de alguma forma de atacar e fez alguns chutes de fora da área. Essa é uma das estratégias que costumam ser usadas para jogar contra equipes um pouco mais recuadas. Só que acabou não dando muito certo nesse sentido. Só que aos poucos o time da casa, o time do City, acabou, chegando próximo ao gol.

E aos 15 minutos teve uma chance com David Silva, que chutou rasteiro e o goleiro acabou pegando. Aos poucos, o time começou  a tomar forma para tentar encontrar o primeiro gol. E acabou encontrando, só que com um pequeno porém, que acabou até sendo um impacto no segundo tempo. Acabou que o Yaya Touré, que é um dos grandes ídolos da história do clube, sem dúvida um dos grandes volantes/ meias do futebol, acabou sofrendo uma lesão na coxa. Só que ele continuou no jogo, ele foi até o final do primeiro tempo. E foi nos pés dele que saiu a assistência para o gol do lateral, o Zabaleta, que fez uma baita chute a bola, inclusive até bateu no travessão. E aí o time do City abriu o placar.

Até então aí 1×0, só que aí teve o segundo tempo, e o Yaya Touré, não voltou, né? Por causa dessa lesão. Só que obviamente o City queria matar a partida já no segundo tempo, para finalmente se consagrar campeão. Mas aí que é o futebol, que sempre mostra que nem sempre o melhor tá sempre bem, e que o melhor às vezes nem ganha, acabou tomando um baque, porque veio um golpe extremamente duro logo aos 3 minutos. O Rangers empatou o jogo e isso acabou dando um impacto muito grande na equipe, porque não se esperava, e acabou que o jogo ficou aberto. 1 a 1. 

Mesmo com o City melhor, poderia resultar também em uma virada do time do Rangers. Acabou que o City chegou muito na frente do gol, só que o goleiro dos caras do Rangers ficou bizarramente encapetado naquele dia. Ele conseguiu pegar muitas chances, tanto do Aguero quanto do Tevez, e muitas chances.

E aí eu falei de possível virada. Pois é, e o pior aconteceu. O Rangers acabou virando e ficou muito mais eficiente no ataque. Ele fez o 2×1 e agora sim toda a pressão era em cima do time do City, porque lembrando que a gente estava falando aqui do City e tal, só que estava tendo outro jogo ao mesmo tempo, que era o jogo do Manchester United, que era o vice , porque ele estava vencendo de 1×0 em cima do Sunderland, então ele se tornou matematicamente, campeão da Premier League, já que tava vencendo o jogo, né? E eles foram empatados em pontuação, e mesmo com o City com saldo de gols maior, perdendo o jogo contra o Rangers, e o time do United vencendo, o United ia ser campeão.

Então naquele instante, a pressão inteira tava em cima do City. E acabou que assim, o City fez mais pressão em cima do time do Rangers, só que o goleiro Kane, que era o goleiro do time adversário, realmente ele tava possuído. Ele pegou mais chutes e fez novos milagres dentro da partida. Então assim, parecia que a  história ia terminar ali, parecia que realmente o City não iria conseguir o seu tão sonhado título depois de 44 anos.

Mas isso acabou mudando, e acabou que chegaram os últimos gols da partida, foram nos acréscimos, logo no final do jogo. E aí acabou que voltou a esperança aos 46 minutos. O Dzeko, que era um dos grandes artilheiros da equipe, acabou fazendo um gol de cabeça, e aí sim estava 2×2. Ou seja, estávamos aos 46 minutos, tínhamos acréscimos, então ainda dava tempo.

E aí a gente precisa falar do Agüero, que foi o grande salvador da equipe e que sem dúvida mudou para sempre a história do clube. Ele fez uma jogada com o Balotelli, acabou pegando a bola, trouxe para dentro do campo , fez uma tabela com o Balotelli, chegou e finalizou. E ele fez o 3×2 nos últimos minutos, 49 minutos do jogo, ele fez o seu 23º gol.

É, no campeonato, aquela temporada e tudo mais, e graças a ele, o time finalmente conseguiu ter o seu tão sonhado gol, né, e obviamente o gol foi um delírio gigante, né?  A torcida que tava chorando porque estava empatando o jogo , acabou levando essa vitória pra casa. Já tava em casa. E finalmente, finalmente… trazendo esse título tão sonhado depois de tanto tempo, né?

É muito importante ressaltar o Agüero em específico, né ? Porque ele tinha chego, né? Depois de uma temporada, de uma boa temporada no Atlético de Madrid, ele chegou com uma das grandes contratações e acabou sendo muito paciente , né? Porque o técnico do City, o Roberto Mancini, acabou selecionando ele para determinadas partidas, né? E porque era um tempo cheio de estrelas.  Você tinha um Manchester City com várias estrelas além do ataque, né? Teve o Tevez, o Dzeko, o Balotelli, você tinha ali o Kompany (o zagueiro), o Nasri, tinha o David Silva, então era um time com muitas estrelas.

Então, o Aguero teve que ser muito paciente, parece que essa paciência chegou no momento certo, chegou no momento em que ele pediu. Ele acabou se tornando um dos grandes ídolos mais pra frente, o maior artilheiro da história do clube, e também acabou se tornando o grande salvador deste título.

A verdade é que o Manchester City, hoje é unanimidade em todos os lugares que se passa. Um time que dá medo, um time que joga um futebol muito legal de se ver. Alguns concordam, outros não. É um futebol com toque de bola, com jogadores muito habilidosos. E até hoje a gente vai ver muito sobre o City, ainda vai se falar muito sobre o City. É uma equipe que ainda tem um projeto muito bem estruturado, que tem o Pep Guardiola, que é multicampeão e vai tentar buscar novos títulos com o time do Manchester City, e a gente vai ver muito mais desse time.

Mas a verdade é que se não fosse a conquista da Premier League da temporada 11/ 12, talvez a gente não teria visto esse City brilhar mais pra frente. Um City que foi campeão da Champions pela primeira vez em cima da Inter de Milão, com o gol de Rodri. Então talvez a gente não tenha visto essa hegemonia depois de 4 títulos seguidos nas últimas 4 temporadas.

Uma constância gigantesca, porque toda temporada que passa, o City sempre pega algum título independente. Então nunca é uma temporada morta pra equipe. E a gente tem que destacar muito esse título que foi um divisor de águas. E simplesmente talvez o título mais importante da história do clube em questão de representatividade, em questão de emoção, né?

Porque acho que todo torcedor que torce pro City deve lembrar desse título, ainda mais quem viveu naquele estádio. Então, sem dúvida, é muito importante e a gente vai ver muito mais pra frente esse time do City, tá certo?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo