Champions LeagueInternacional

O artilheiro de Seleções: Ali Daei

Ali Daei, o lendário artilheiro de seleções. Com 109 gols marcados pelo Irã, Daei se tornou uma figura icônica no futebol mundial, detendo o recorde de maior artilheiro de seleções até ser superado por Cristiano Ronaldo. Conhecido como um dos primeiros asiáticos a brilhar pela Champions League, sua habilidade impressionante em frente ao gol fez dele um verdadeiro pesadelo para os defensores adversários.

Ouça o Artigo ⭐:

Ali Daei teve a oportunidade de mostrar seu talento em clubes como o Bayern de Munique e o Hertha Berlin, onde enfrentou alguns dos maiores clubes da Europa na prestigiada competição continental. No artigo de hoje, vamos explorar como Daei, com sua habilidade inquestionável e determinação feroz, se consolidou como uma lenda tanto no Irã quanto no palco internacional, deixando um legado inspirador para as futuras gerações de futebolistas.

“Você sabe quem é o maior artilheiro da história de Seleções? Se você pensou em Cristiano Ronaldo, bom, você tá certo, de verdade. O português tem 128 gols por Portugal. Mas você sabe quem ainda detinha esse registro antes do CR7 passar? Bom, aí talvez você comece a pensar um pouquinho mais. Talvez você pense no Pelé, no Messi, no Maradona, no Puskas, mas nenhum deles é o certo. Esse título foi com o iraniano Ali Daei. Eu sou o Pedro Barreto e vou te falar um pouquinho sobre a vida de Ali Daei. Esse gênio da seleção iraniana.

ali daei sendo erguido pelos seus companheiros apos a classificacao da equipe
Ali Daei comemora a vaga do Irã na Copa do Mundo de 2006 (Foto: ATTA KENAREAFP via Getty Images)

O Ali nasceu em 21 de março de 1969, no próprio Irã, na cidade de Ardabil . E durante sua carreira, o Daei jogou como atacante em boa parte do seu tempo. Teve muitas passagens por alguns clubes conhecidos, como o Bayern de Munique e o Hertha Berlin, ambos também da própria Alemanha . E pelo gigante Bávaro, que talvez tenha sido o clube que o Ali Daí mais se destacou, né, de certa forma, ele passou mais como uma reserva de luxo.

Ele não teve muitos destaques dentro do clube, mas mesmo assim, ele acabou ajudando o time do Bayern a conquistar o título importante, da temporada de 98/99 da Bundesliga. Na verdade, o Bayern já vence isso a não sei quanto tempo , embora quem está agora para possivelmente ganhar é o Bayer Leverkusen, então vamos ver como vai dar.

Mas por lá, nessa temporada, ele ajudou a vencer a Bundesliga e também foi vice -campeão da Liga dos Campeões da Europa. É muito importante destacar a questão também da presença do Ali Daei como uma figura do mundo asiático, porque pela Alemanha, ele se transformou, especificamente no Bayern de Munique, ele se transformou no primeiro asiático a jogar uma partida de Champions League. Ele acabou fazendo 6 gols em 23 partidas, então isso também traz uma questão de representatividade para quem são de países africanos, países asiáticos, acima de tudo, para poder ainda mais no futebol .

E o Ali Daei, a gente está falando de um dos maiores craques iranianos. Então, o ex-atacante acabou também mais tarde, deixando os gramados em 2007, quando ele já tinha 38 anos. E desde então, ele passou a dividir seu tempo entre duas carreiras, a de treinadores e também uma bem curiosa, de empresário, dono de uma fábrica de material esportivo. E essa fábrica de material esportivo, ele costuma doar também por algumas vezes. Ali Daei vem ganhando cada vez mais a comunidade ali da sua cidade, lá no Irã, especificamente.

Mas a gente tem que falar de fato pelo que ele fez pela seleção nacional do próprio Irã, que ele alcançou um destaque ainda maior. Então pela seleção do Irã foram 109 gols em 149 partidas pela equipe nacional do Irã. E a sua carreira na seleção começou em 93 e foi até 2007. Então esse recorde de 109 gols assim, estava muito longe de ser batido, até o Cristiano Ronaldo começar a fazer quantidade de gols pela seleção de Portugal. E ainda também conquistando alguns títulos. E acabou desandando e acabou passando o Ali Daei.

Mas poucas pessoas conhecem um pouco sobre a história dele e quem era. Às vezes o pessoal só vai pensar nos grandes que realmente são o Pelé, o Maradona , o Puskas, o Messi, mas o Ali Daei era esse segundo colocado. E ele disputou duas edições da Copa do Mundo, de 98 e de 2006, mas não conseguiu passar da fase de grupos, né?

A gente sabe que o Irã não é uma seleção muito conhecida, não tem um futebol extremamente chamativo, e não acabou passando de fase, né? É o que acaba acontecendo mesmo, mas mesmo assim ele acabou deixando sua marca, né? E mais além de não ter conseguido passar muito na fase de grupos, ele também foi duas vezes terceiro colocado na Copa da Ásia em 96 e 2004.

Em 2003, é bem interessante destacar um jogo em específico contra o Líbano, porque ele empatou o então recorde de gols internacionais do Puskas (o Puskas que é o primeiro que foi um grande ídolo do Real Madrid e jogou pela Hungria) com 84 gols. Aí no ano seguinte, já em 2004, aí ele realmente se transformou no primeiro jogador da história a fazer 100 gols pela sua seleção, após anotar 4 gols diante do Laos, por exemplo. E é assim, o Daei ainda jogou a Copa de 2006 e se aposentou com esses 109 gols, que é o recorde que o Cristiano Ronaldo foi e acabou batendo, com 128 gols.

Mas ainda como suas conquistas individuais , é interessante falar que o Ali Daei também foi um líder , um ícone inspirado para o futebol iraniano e asiático como um todo. Ele é o maior nome da história do futebol iraniano, claro, isso aí não é nem indiscutível, é indiscutível de fato, mas acaba tendo uma representatividade bem legal, né?

ali daei vestindo a camisa do ira com uma faixa verde na cabeca

Foto icônica de Ali Daei vestindo a camisa da Seleção do Irã (Foto: Getty Imagens)

Sua criatividade, determinação, ética de trabalho, o tornaram uma lenda do futebol. Além de um exemplo para futuras gerações de jogadores tanto iranianos como asiáticos. E a gente sempre vai lembrar. Assim, essa é uma curiosidade que talvez você saiba agora , né? Com esse pequeno artigo. Que o segundo maior artilheiro, por enquanto,, o segundo cara que fez mais gols por Seleções, foi o Ali Daei, do time do Irã.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo