AméricaClubesColunasSérie B

A toca do coelho: o estádio Independência

O estádio Independência, carinhosamente conhecido como “A Toca do Coelho”, é um verdadeiro ícone do futebol brasileiro. Situado no bairro do Horto, em Belo Horizonte, este estádio tem sido o palco de grandes emoções e conquistas do América Mineiro e de outros times mineiros desde sua inauguração em 1950.

Ouça o Artigo ⭐:

Este artigo irá mergulhar na rica história do Independência, explorando momentos inesquecíveis, a importância do estádio para a comunidade e a transformação que ele sofreu ao longo dos anos.

imagem aerea do estadio independencia em 1949
Construção do estádio do Independência em 1949 (Foto: Acervo América Mineiro)

“Seja bem-vindos a mais um artigo aqui do Futebol MG. Sou Pedro Barreto, seu apresentador, e hoje o tema que iremos trazer é sobre o Estádio Independência, a casa do América Mineiro. Esse estádio, sem dúvida, se consolidou como uma das grandes arenas mais memoráveis e históricas do futebol brasileiro. Todo mundo deve se lembrar de algum jogo histórico, tanto do América como do Atlético Mineiro, até mesmo do Cruzeiro, nesse estádio.

O estádio Independência foi construído em 1948 e inaugurada em 1950. E que no caso, para quem se lembra, 1950 foi a primeira Copa do Mundo sediada aqui no Brasil. Sim, claro que naquela Copa a gente acabou sendo derrotado pelo Uruguai na final e tudo mais, mas isso a gente não precisa lembrar (risos). Na verdade, na primeira partida que aconteceu no estádio, a seleção da Iugoslávia, que era uma grande seleção na época, ganhou de 3×0 da Suíça. E quatro dias depois, os Estados Unidos venceu a Inglaterra por 1×0, o que foi considerado uma das grandes zebras da história da Copa.

A Inglaterra não tinha participado muito da competição da Copa do Mundo, se não me engano foi a primeira, mas era considerada uma grande seleção a ser batida. Uma seleção com vários jogadores talentosos e que acabou perdendo para os Estados Unidos. E no último jogo daquela Copa, realizado ali no conhecido também “Gigante do Horto”, o Uruguai acabou goleando a Bolívia por 8×0, uma goleada histórica ali dentro do estádio. E esses foram os três primeiros jogos que aconteceram por lá. 

Depois da Copa, o Sete de Setembro, clube sediado no mesmo bairro, herdou o estádio. Por isso, o nome tradicional, Independência, se refere tanto ao time quanto à data comemorativa da Independência do Brasil. Mas o nome oficial do estádio, como alguns de vocês devem saber, é o estádio Raimundo Sampaio, não o estádio Arena Independência.

Mas o estádio Raimundo Sampaio é uma homenagem ao antigo presidente do Sete de Setembro e também torcedor declarado do próprio América. E o estádio também passou a receber diversos jogos por lá, e claro que o América Mineiro teve momentos extremamente marcantes da sua história, e um deles foi o seu primeiro título conquistado durante a conquista da tríplice-coroa estadual. Jair Bala se tornou o maior artilheiro do Independência em uma edição do Campeonato Mineiro.

Dessa forma, tudo parecia estar muito bem ali dentro do próprio estádio, porém, obviamente, nem tudo são flores. Com a inauguração do Mineirão e o processo de extinção do Sete de Setembro, o Independência acumulou muitos problemas de manutenção e chegou a ser até desativado na década de 1980.

Para saber mais sobre o Estádio Independência, clique aqui ou suba a página e dê o play no título “A toca do coelho: o estádio Independência”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo